Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Novo Hamburgo Segurança pública

BM avalia redução em índices criminais e aumento de prisões em Novo Hamburgo

Balanço demostrou redução em diversos delitos em comparação ao ano anterior, mas furto e roubo de carros teve aumento

Por Suélen Schaumloeffel
Publicado em: 29.04.2020 às 20:49 Última atualização: 29.04.2020 às 21:44

Brigada Militar, viatura, policial Foto: Diego da Rosa/GES
Os três primeiros meses deste ano tiveram resultados positivos para a Brigada Militar de Novo Hamburgo, conforme balanço divulgado pelo 3º Batalhão de Polícia Militar, referente ao primeiro trimestre do ano.
O relatório destaca o aumento no número de prisões, que chegou a 202 nos três primeiros meses do ano. O número representa 46% a mais, se comparado aos números de 2019. O balanço ainda aponta a diminuição de diversos delitos, em comparação ao ano anterior. Homicídios tiveram redução de 77%, roubo a pedestre, 22%, furtos a pedestres, 32%, e roubos a comércio diminuíram em 6%.

Apreensões de armamento também foram apresentadas no balanço. Foram apreendidas 18 armas, sendo sete de calibre restrito: 17% a mais que no ano anterior. A recuperação de veículos roubados ou furtados também aparece como um índice positivo. Foram 80 veículos recuperados, representando 32% a mais que em 2019.

Roubos e furtos de veículos cresceu

O número de ocorrências de furto e roubo de veículos segue na contramão dos índices positivos apresentados. O número, segundo a BM, cresceu cerca de 25%, sem especificar o número. Os dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado, apontam que no primeiro trimestre foram 296 registros desse tipo de delito. Em 2019, no mesmo período, foram 238 ocorrências.

Ainda de acordo com a BM, os números já demonstram variação de queda para o mês de abril. Recentemente ações de prevenção foram lançadas pelo comando do 3º BPM, como a reativação da Base Móvel Comunitária, a ampliação da Rocam – Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas, estabelecimento de novos canais de comunicação com a comunidade e os resultados efetivos das ações, segundo a BM, deverão ser refletidos nos números dos próximos meses.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.