Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Novo Hamburgo 'Luto pelo Brasil'

Manifestantes realizam ato pela democracia na Praça Punta del Este

Cerca de 50 pessoas do grupo 'Novo Hamburgo Antifascista' participaram da mobilização na tarde deste domingo (7)

Por Bianca Dilly
Publicado em: 07.06.2020 às 18:00

Grupo Novo Hamburgo Antifascista realiza ato pela democracia na Praça Punta del Este Foto: Bianca Dilly/GES-Especial

Com a defesa da democracia como pauta principal, em torno de 50 pessoas se reuniram na Praça Punta del Este, no Centro de Novo Hamburgo, na tarde deste domingo (7). Gritando palavras de ordem, segurando faixas e cartazes, usando máscaras e vestindo roupas pretas, foi o grupo Novo Hamburgo Antifascista que realizou o ato, chamado de “Luto pelo Brasil”. A ação não causou interrupções no trânsito, já que os manifestantes só se deslocavam para a rua com o fechamento da sinaleira.

Grupo Novo Hamburgo Antifascista realiza ato pela democracia na Praça Punta del Este Foto: Bianca Dilly/GES-Especial

Segundo os participantes, o que motivou a mobilização foi a insatisfação geral com o atual governo e a má postura perante a pandemia do novo coronavírus. “A postura e o aumento de atitudes fascistas, como as constantes ameaças ao Supremo Tribunal Federal (STF), as tentativas de armar a população, a quebra de protocolos do próprio Ministério da Saúde e o patrocínio de fake news foram alguns dos motivos que nos levaram a fazer a ocupação”, explica um dos organizadores, que prefere não ser identificado, temendo represálias.

Outros temas também foram citados pelos manifestantes como motivadores para o ato. “A estrutura militarista que está sendo montada no governo, com ministros sem preparação técnica, e toda a questão da luta antirracista são outros pontos importantes. O presidente, Jair Bolsonaro, despreza todas as regras do jogo democrático”, acrescentam os coordenadores do evento.

Grupo Novo Hamburgo Antifascista realiza ato pela democracia na Praça Punta del Este Foto: Bianca Dilly/GES-Especial

O grupo destaca que é espontâneo, apartidário, não tem lideranças e preza por movimentos pacíficos. “Também gostaríamos de destacar o tratamento gentil que recebemos da Guarda Municipal, que nos alertou sobre a necessidade de seguir a legislação de trânsito”, concluem.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.