Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Novo Hamburgo Novidade

Novo Hamburgo anuncia ampliação de leitos clínicos exclusivos à Covid na semana que vem

Município se compromete a colocar em operação mais 31 espaços destinados ao atendimento de pacientes com coronavírus a partir de segunda-feira (29)

Publicado em: 24.06.2020 às 17:53 Última atualização: 24.06.2020 às 19:44

A Secretaria Municipal de Saúde de Novo Hamburgo e a Fundação de Saúde estão ampliando o número de leitos clínicos dedicados exclusivamente à Covid-19 no Hospital Municipal. A partir de segunda-feira (29) mais 31 leitos clínicos estarão à disposição da população hamburguense. “Com isso, conforme prevê nosso plano de contingência ao coronavírus, teremos 80 leitos clínicos totalmente dedicados à pandemia”, enfatiza o secretário municipal de Saúde, Naasom Luciano.

O presidente da Fundação de Saúde de Novo Hamburgo, Ráfaga Fontoura, complementa que isso levanta outro desafio para a estrutura de atendimento, que é a falta de profissionais técnicos para atuar no reforço destes leitos. “Já realizamos nove processos seletivos simplificados neste ano e nunca conseguimos suprir as vagas abertas. Além disso, temos uma média mensal de 100 profissionais técnicos afastados por suspeita ou confirmação de coronavírus. Estamos compensando com remanejos e horas extras”, explica Ráfaga.

Por isso, a Secretaria de Saúde analisando a possibilidade de utilizar equipes técnicas de unidades básicas de saúde (UBSs) e unidades de saúde da família (USFs) e deslocá-las para atendimento no Hospital Municipal. “Isso também está previsto no plano de contingência. É fundamental a compreensão da comunidade para este momento. Como pode haver redução nas equipes das UBSs e USFs, as pessoas devem procurar atendimento somente em caso de extrema necessidade”, pede Naasom Luciano.

Situação dos leitos no Hospital Municipal

Atualmente, a estrutura de leitos para atender exclusivamente a Covid-19 no Hospital Municipal é de 49 leitos clínicos, sendo sete deles de cuidados especiais (semelhantes a uma UTI), além de dez leitos de UTI. O Município também deve contar em breve com mais cinco leitos de UTI, que estão sendo estruturados a partir dos cinco respiradores pulmonares recebidos do Estado na sexta-feira passada, conforme determinação da prefeita Fátima Daudt.

Inicialmente, o Estado havia prometido cinco leitos de UTI, mas acabou liberando apenas os respiradores. “Isso afetou nosso planejamento, mas a prefeita determinou que seguíssemos o cronograma de leitos de UTI com recursos próprios”, enfatiza o secretário Naasom.

Há ainda outros dez leitos de UTI locados para serem entregues entre 30 e 40 dias, mas que a Prefeitura está gestionando para serem implantados o mais rapidamente possível. O plano de contingência ainda prevê outras estruturas, como ações na UPA Centro e implantação de hospital de retaguarda (hospital de campanha no local).

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.