Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo Saúde pública

Foto de aparelhos de UTI desmontados viraliza e Prefeitura explica: é limpeza de rotina

Imagem gerou questionamentos ao ser postada nas redes sociais; Fundação de Saúde confirma autenticidade, mas diz que procedimento é normal

Publicado em: 03.08.2020 às 17:21 Última atualização: 03.08.2020 às 17:26

Leitos de UTI da Ala Andorinha do Hospital Municipal de Novo Hamburgo passam por higienização de rotina, segundo a FSNH Foto: Divulgação/FSNH
Deu o que falar nesta segunda-feira (3) em Novo Hamburgo uma foto postada nas redes sociais mostrando equipamentos de UTI desmontados e amontoados sobre um leito que supostamente pertence à Ala Andorinha do Hospital Municipal (HMNH). A imagem mostra quatro leitos vazios - apenas as camas e colchões - e, sobre dois deles, monitores e demais equipamentos de UTI utilizados no enfrentamento ao novo coronavírus. Internautas questionam o fato de os equipamentos estarem desmontados enquanto doentes precisam de atendimento. A autoria da foto é desconhecida e, por isso, o Jornal NH não publica a imagem.

CONTEÚDO ABERTO | Leia todas as notícias sobre coronavírus

Procurada para comentar o assunto, a Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo confirmou a autenticidade da foto, realmente tirada na Ala Andorinha do Hospital Municipal. Mas explicou que os aparelhos não estão desmontados por acaso. "O procedimento envolve movimentação de equipamentos e faz parte da rotina de higienização de leitos de UTI, conforme os protocolos para controle de infecções", informou a Fundação de Saúde, por meio de nota.

"Aproveitou-se este momento em que há uma baixa no número de casos de Covid, o que é muito positivo, para preparar leitos sempre com atenção à segurança do paciente", contextualiza o diretor-presidente da FSNH, Ráfaga Fontoura. "Em nenhum instante, ao longo do plano de contingência do Município, houve falta de leitos para Covid-19", assegurou. Ele disse que a UTI e demais setores do Hospital Municipal estão funcionando normalmente. "A unidade Andorinha passou por limpeza no domingo e nesta segunda-feira pela manhã foi reorganizada. Ao longo da tarde desta segunda passa por processo de pulverização e sanitização. Finalizado esse processo, os leitos são liberados para pacientes", informou a FSNH.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual