Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo Na bandeira vermelha

Entre o decreto municipal e o estadual: shoppings podem reabrir em Novo Hamburgo

Texto municipal não permitia reabertura de centros comerciais, mas Prefeitura vai seguir flexibilização do Estado

Por João Victor Torres
Publicado em: 06.08.2020 às 03:00 Última atualização: 06.08.2020 às 17:15

Shoppings podem abrir as portas entre quarta-feira e sábado, das 10 horas às 16 horas Foto: Adriana Lima/GES-Especial
Novo Hamburgo decidiu manter as flexibilizações próprias colocadas em prática na terça-feira e que, em tese, conflitam com os protocolos da bandeira vermelha estabelecidos pelo modelo de distanciamento controlado. A Prefeitura confirmou que, apesar das flexibilizações adotadas pelo Piratini, o Município seguirá com regras específicas para o comércio não essencial e restaurantes.

Na cidade, os estabelecimentos não essenciais podem receber no interior das lojas um cliente por atendente disponível e de segunda a segunda-feira. Segundo o Estado, apenas estaria liberado o funcionamento entre quarta-feira e sábado e das 10 às 16 horas, mas o Executivo apenas limita que o horário de atendimento não deve exceder às 23 horas e não faz restrições com relação aos dias de abertura.

Pelo Estado, restaurantes abrem na bandeira vermelha apenas com 25% de lotação e de segunda a sexta-feira, das 10 às 16 horas. Entretanto, a Prefeitura de Novo Hamburgo mantém a ocupação em 50% e o funcionamento autorizado até as 23 horas, incluindo fim de semana.

Questionada, a Administração justifica a adoção dessas medidas: "O maior desafio do gestor público é equilibrar a preservação da saúde da população e o desempenho da economia, por isto é preciso cautela neste momento", explica, por meio de nota.

No caso de shoppings e centros comerciais - que não estavam no decreto publicado na terça-feira -, o Município entende que para estes estabelecimentos valem os protocolos da bandeira vermelha atualizados pelo governador Eduardo Leite. Sendo assim, podem abrir as portas entre quarta-feira e sábado, das 10 horas às 16 horas.

O que vale

Seguem o decreto municipal

  • Comércio não essencial - pode receber no interior um cliente por atendente disponível, de segunda a segunda-feira.
  • Restaurantes - teto de ocupação de 50% e o funcionamento autorizado até as 23 horas, incluindo fim de semana.

Seguem o decreto estadual

  • Shoppings e centros comerciais - podem abrir entre quarta e sábado, das 10 às 16 horas.

Fonte: Prefeitura de Novo Hamburgo

 

Modelo de cogestão deve sair hoje

O Estado deve confirmar hoje como funcionará o modelo de cogestão do distanciamento controlado, que dará maior autonomia às regiões. A Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (Amvars), por meio de um comitê técnico, elabora normas para a região Novo Hamburgo. Ontem, o grupo se reuniu para tratar das normas sanitárias.

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual