Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo Luta contra a Covid

Em uma semana, Novo Hamburgo aplica 33% de doses das vacinas contra Covid

Profissionais de saúde e Instituições de Longa Permanência de Idosos são o público-alvo desta primeira etapa

Publicado em: 26.01.2021 às 10:13 Última atualização: 26.01.2021 às 15:16

Joel Eduardo de Moraes, assistente de UTI , foi um dos profissionais que recebeu a dose da vacina contra a covid no HMNH Foto: Susana Leite/GES
Em uma semana, Novo Hamburgo aplicou 979 das 2.966 doses da vacina contra Covid-19. O número corresponde a 33,11% das doses recebidas pelo Município dos dois lotes da CoronaVac enviados pelo governo do Estado. A expectativa é que a Secretaria Municipal de Saúde recebe ainda nesta terça-feira (26) outras 2.660 vacinas, mas agora da Oxford.

CONTEÚDO ABERTO | Leia todas as notícias sobre coronavírus 

Segundo a Prefeitura, as quase mil pessoas imunizadas são profissionais da saúde, especialmente da linha de frente de  combate à Covid, e moradores de Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs). Os grupos fazem parte dos prioritários para vacinação e segue as orientações do Programa Nacional de Imunização.

O baixo número de doses recebidas para o público-alvo – somente os profissionais de saúde somam 8 mil pessoas nas redes pública e privada do Município –, no entanto, não faz a aplicação da vacina ser mais ágil. A demora é maior do que na comparação da aplicação de vacinas como da gripe ou paralisia infantil, por exemplo.

Conforme a prefeita Fátima Daudt, isso acontece devido ao rígido controle que esta vacinação exige, na qual todo registro deve ser feito no sistema do Ministério da Saúde (MS).

Com sistema próprio de informações para se comunicar com o MS, o Município necessita de um certificado de autenticação para conseguir constar no site do governo do Estado que acompanha em tempo real a vacinação nos municípios. Nesta terça-feira, Novo Hamburgo seguida fora do vacinômetro. 

Hoje, equipes móveis, coordenadas pela Vigilância em Saúde, iniciaram a vacinação dos profissionais de saúde alocados no Hospital Municipal, Centro Covid, UPA Centro, UPA Canudos, Hospital Regina e Hospital Unimed. Ao todo, cerca 850 profissionais que atuam em centros de triagem e atendimento específicos contra a covid na rede pública e privada devem ser vacinados.


Porto Alegre deve começar a vacinar idosos acima de 85 anos

População quilombola começou a ser vacinada nesta segunda-feira na Capital Foto: Cristine Rochol/PMPA
Já Porto Alegre pode entrar em uma nova etapa da vacinação contra a Covid nesta quarta-feira (27). A prefeitura da capital gaúcha pretende iniciar a imunização dos idosos não institucionalizados ou acamados e com idade acima de 85 anos. A vacinação de cerca de 15 mil pessoas acontecerá diretamente nos postos de saúde. A estratégia, no entanto, ainda não foi divulgada pela prefeitura.

Segundo o site do vacinômetro, painel de monitoramento que acompanha a evolução da campanha em Porto Alegre, até a manhã desta terça-feira, 24.344 pessoas já haviam sido vacinadas na capital. O número representa 24,06% do total de 101.170 doses recebidas.

Em oito dias de vacinação, a média diária de aplicação é de 3 mil doses. Mas a capacidade da rede é maior, como mostra o dia 21 de janeiro, quando 7.054 pessoas foram imunizadas.

Segundo a prefeitura, dos pouco mais de 24 mil vacinados, 13.785 são profissionais de saúde, 10.315 idosos acamados ou moradores em lares e 244 indígenas ou quilombolas. 


Receba notícias diretamente em seu e-mail! Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.