Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo Levantamento

Três professores morreram e 73 testaram positivo para Covid-19 em Novo Hamburgo desde janeiro

Dados da Secretaria de Educação mostram ainda que, mesmo sem aulas presenciais, 630 crianças de zero a 15 anos de idade tiveram Covid, duas morreram

Publicado em: 04.05.2021 às 18:59 Última atualização: 04.05.2021 às 19:00

Um levantamento da Secretaria Municipal de Educação de Novo Hamburgo (Smed) mostra que, em 2021, 73 professores testaram positivo para Covid-19 e outros três vieram a óbito. Além disso, 630 crianças de zero a 15 anos de idade foram confirmadas com a doença, duas morreram.

De acordo com a Smed, a decisão pela retomada das atividades presenciais na Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo, anunciada para o dia 10 de maio, prioriza a consolidação da aprendizagem com retorno dos estudantes no formato hibrido, além de levar em consideração o acompanhamento sistemático sobre os casos positivos de Covid-19 entre os profissionais das escolas municipais.

Atualizado diariamente, o levantamento da Smed organiza informações repassadas pelas escolas sobre profissionais que contraíram a doença. “Estamos trabalhando intensamente no planejamento das ações que serão colocadas em prática para que o retorno de professores, funcionários e estudantes aconteça de forma responsável e segura. Levamos em consideração estes dados e seguiremos monitorando a situação de cada escola diariamente", explica a secretária de Educação, Maristela Guasselli.

Além dos 73 profissionais que testaram positivo para o coronavírus e os três óbitos, o levantamento também acompanha as condições de doenças pré-existentes. De acordo com o relatório, 72 professores têm comorbidades, o que representa cerca de 4%. A partir de parceria entre as secretarias de Educação e de Saúde, estão sendo desenvolvidas estratégias para ampliação dos testes entre profissionais da educação.

Já a Vigilância em Saúde de Novo Hamburgo contabiliza que das 630 crianças de zero a 15 anos de idade confirmados com Covid, independentemente da rede de ensino (municipal, estadual e privada), 620 já estão recuperadas e oito crianças precisaram de internação hospitalar (sendo que duas vieram a óbito, ambas meninas de 15 anos, e outras duas permanecem internadas). Outras duas crianças (de cinco e oito anos) estão em isolamento domiciliar.

Protocolos sanitários

Detalhes sobre como os procedimentos de saúde serão adotados em cada escola foram definidos no Plano de Contingência. O documento foi aprovado pelo Centro de Operações de Emergência Municipal Covid-19 (Coem Covid-19) e descreve os protocolos sanitários e cuidados que serão seguidos no ambiente escolar. Além do plano, segundo a Smed, cada escola possui seu Centro de Operações de Emergência Local, grupo formado por pessoas de diferentes segmentos e responsável por acompanhar o cumprimento das medidas apresentadas no documento.

Quanto aos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e materiais para reforçar os cuidados de higienização, conforme orientação dos órgãos de saúde, já estão disponíveis nas escolas os seguintes ítens encaminhados pela SMED: máscaras de tecido adulto e infantil, dispensadores de álcool em gel, álcool 70% líquido, álcool 70% em gel, desinfetante, sabonete líquido, termômetro para aferição de temperatura, tapete sanitizante, viseiras, propé (EMEIs), totem com pedal, papel toalha, equipamento de oxi-sanitização e purificação de ambientes.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.