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Cartão SUS Digital não é aceito para validar vacinação em Novo Hamburgo

Prefeitura informa que versão digital é nacional e, por isso, não serve como comprovante de residência. Apenas versão física do cartão ou documentos como conta de luz, água e telefone fixo são válidos

Por Joyce Heurich
Publicado em: 18.05.2021 às 13:44 Última atualização: 18.05.2021 às 14:33

Cartão SUS Digital não serve como comprovante de residência Foto: Reprodução

Depois de aguardar 40 minutos na fila do drive-thru da Fenac na manhã desta terça-feira (18), o web designer Marcos Roberto Heck, de 28 anos, deixou o local sem receber a vacina. Para comprovar residência em Novo Hamburgo, ele apresentou no celular o Cartão SUS Digital, versão disponível em um aplicativo do Ministério da Saúde, mas o documento não foi aceito.

"Falaram que o cartão online não bastava, que eu precisava ter o nome da cidade junto no cartão. Particularmente, eu imaginava que eles pegariam o número do meu cartão, botariam no sistema e verificariam que eu sou de Novo Hamburgo, mas aparentemente não é isso que acontece", relata Marcos, que pertence ao grupo de pessoas com comorbidades.

De fato, o procedimento não é feito dessa forma. Segundo a Prefeitura, as plataformas são diferentes. O Cartão SUS Digital é nacional, não tem uma referência regional. Portanto, não serve como comprovante de residência. Já o Cartão SUS físico, emitido nas cidades, tem a referência municipal e, por isso, é considerado válido.

A apresentação do Cartão SUS físico é dispensada em Novo Hamburgo caso o morador leve outro comprovante de residência em seu nome, como conta de luz, água ou telefone fixo (comprovantes de endereço reconhecidos) - o documento deve ser recente, dos últimos dois meses. A orientação, conforme a Prefeitura, vale tanto para a imunização no drive-thru, como nos postos de saúde. 

Embora seja esse o procedimento desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, até a manhã desta terça-feira, os informes do Município não deixavam isso claro, apenas indicavam a necessidade de apresentação do comprovante de residência ou do Cartão SUS, sem especificar a versão (física ou digital).

Além da falta de clareza, Marcos, que tentou se vacinar pela manhã, reclama da divergência de orientações. "Na fila da Fenac, falaram que eu tinha duas opções: ir na Prefeitura ou no cartório. Fui na Prefeitura, fiquei mais meia hora na fila lá, e eles falaram que, como eu não tinha nenhum documento da minha casa no meu nome, que eu tinha que ir ao cartório", relata. 

Não tenho o Cartão SUS físico, o que fazer?

O Cartão SUS deve ser feito na Prefeitura de Novo Hamburgo (1º andar). Segundo o Município, ele é emitido na hora. o horário de funcionamento é de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17h. Não fecha ao meio-dia.

Qual documentação apresentar?

E se o comprovante de residência NÃO estiver em meu nome?

Perdi o Cartão SUS físico, como posso fazer a segunda via?

Segundo a Prefeitura, o procedimento é o mesmo da primeira via, ou seja, exige a apresentação dos mesmos documentos listados acima e é providenciado no mesmo local.

Não tenho comprovante de residência em meu nome, o que fazer?

Também é aceita pela Prefeitura uma declaração em cartório do proprietário do imóvel atestando que a pessoa a ser imunizada reside no local.


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