Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo Negritude

Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo aprova homenagem à Vó Nair

Símbolo da negritude hamburguense, a benzedeira Nair Leopoldina de Oliveira, conhecida como Vó Nair, deve dar nome ao espaço público que atualmente sedia a estrutura do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), no bairro Rondônia

Publicado em: 01.06.2021 às 20:27 Última atualização: 01.06.2021 às 20:43

Praça que receberá o nome de Vó Nair junto ao 3º BPM no bairro Rondônia Foto: Inézio Machado/GES
Um Projeto de Lei (PL), de autoria do vereador Raizer Ferreira (PSDB), que pretende dar o nome de Vó Nair ao espaço público que sedia a estrutura do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), no bairro Rondônia, foi aprovado por unanimidade em votação na Câmara Municipal de Vereadores na segunda-feira. O PL 43/2021 deve passar por votação final na sessão plenária desta quarta-feira, 2 de junho.

Vó Nair Foto: arquivo GES

Nair Leopoldina Lara de Oliveira, mais conhecida como Vó Nair, se destacou na região devido ao ofício de benzedeira. Nair morreu em maio de 2019, aos 101 anos, devido à insuficiência cardíaca e renal. Durante sua vida, trabalhou como doméstica e funcionária pública. Teve duas filhas, seis netos e cinco bisnetos. Em 2017, Nair recebeu o título de Mulher Cidadã de Novo Hamburgo, pela Câmara de Vereadores. Também é considerada uma das figuras mais importantes do movimento negro na cidade.

"Eu quero aqui ressaltar a importância de lembrarmos das pessoas que marcaram nossa cidade, a nossa sociedade, por meio de suas ações, e a Vó Nair era uma dessas pessoas, que era querida por todos", disse Ferreira. 

"A Vó Nair, como era conhecida por grande parte de nós, hamburguenses, era realmente uma pessoa muito especial e auxiliava muita gente. Eu tive a felicidade de conhecê-la. Em 2017, tive o privilégio de homenageá-la com o título de 'Mulher Cidadã', sendo um momento muito bonito, um momento ímpar, que ficará gravado na nossa memória", completou o vereador Felipe Kuhn Braun (PP).

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.