Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo Alerta

Morador de 42 anos filma falsa aplicação de vacina no drive-thru da Fenac

Seringa foi introduzida, mas líquido não foi injetado; homem voltou à Fenac, mostrou o vídeo e, então, recebeu a vacina. Secretaria de Saúde confirmou 'intercorrência'

Por Bianca Dilly
Publicado em: 02.07.2021 às 14:07

Morador de Novo Hamburgo, o autônomo Jorge Davi Jaskulski, de 42 anos, registrou em vídeo uma aplicação falsa de vacina contra a Covid-19 no drive-thru da Fenac, na manhã desta sexta-feira (2). Jaskulski conta que chegou ao local por volta das 9h45, foi atendido e passou por todos os procedimentos. Ele decidiu filmar o momento da aplicação. Ao assistir às imagens, porém, percebeu que a agulha havia sido injetada, mas o líquido não. “Se não tivesse gravado, seria como se tivesse tomado”, relata.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirma a “intercorrência” durante o drive-thru de vacinação na manhã desta sexta. “Após mostrar filmagem e relatar não ter recebido a vacina aplicada em seu braço, morador foi vacinado e liberado. A seringa com os exatos 0,5 mililitros foi localizada na caixa de descarte, o que comprova se tratar de fato isolado”, justifica, em nota. (Confira na íntegra abaixo).

Situação ocorreu na manhã desta sexta-feira, na Fenac Foto: Arquivo pessoal
O morador do bairro São Jorge explica que, depois de perceber a situação, fez a volta no quarteirão, entrou na fila novamente e falou com a coordenadora do espaço, cerca de 20 minutos depois. “Mostrei o vídeo, pediram desculpas e disseram que havia estagiários aplicando também. Pediram que eu passasse ali para receber a vacina e que iam tirar a estagiária que me atendeu”, detalha.

De acordo com a Prefeitura, o incidente envolveu estudante de curso técnico em Enfermagem que está em estágio supervisionado no drive. “Todos os estagiários e supervisores da instituição foram removidos da atividade e o Município está registrando ocorrência policial relativa ao fato”, acrescenta.

Vídeo

No fim do primeiro vídeo, é possível observar que, após introduzir a agulha no braço de Jorge e retirá-la, a atendente lhe entrega a carteirinha e o lembrete com a data de retorno da segunda dose. “Aqui está o seu documento e atrás tem as possíveis reações”, diz.

Jaskulski agradece e sai. “A moça disse que ia aspirar a seringa, mas não mostrou o líquido dentro depois. Passou para outra, que aplicou. Ela também não me mostrou a agulha. Olhei para o lado e quando virei de volta, já tinha tirado a agulha”, relata.

O autônomo explica que achou estranho o fato de não ter sentido nada. “Só a picada. Por isso que decidi olhar as imagens e vi que ela só colocou a agulha, tirou e colocou o esparadrapo, sem colocar o líquido”, completa.

Ao constatar que não havia sido imunizado, Jorge decide voltar à Fenac para mostrar o vídeo aos atendentes e pedir que a vacina fosse, de fato, aplicada. Na ocasião, ele gravou novo vídeo, recebendo a vacina. Nesse, é possível ouvir a profissional de saúde dizendo “a seringa está vazia”, enquanto mostrava o objeto ao morador. “Certinho, agora. Muito obrigado”, responde Jaskulski. (Assista aos vídeos abaixo).

Quarenta dias hospitalizado por Covid

Jaskulski diz que ficou frustrado com a situação. “Realmente, fiquei muito decepcionado. Já tive Covid-19, fui parar no hospital por 40 dias e fiquei entubado por oito. Ressuscitei. Foi muito complicado e ainda tenho um colega na mesma situação agora. Não é fácil”, destaca. Sobre o erro na aplicação de vacina, ele afirma que registrará boletim de ocorrência durante a tarde. “Vou à delegacia, porque temos que levar isso adiante. Na realidade, é um crime contra a saúde da gente”, critica.

Por fim, a SMS comunica que, “com mais de 140 mil doses já aplicadas, reafirma sua determinação pela lisura na vacinação. O protocolo de imunização implantado em Novo Hamburgo exige que o usuário acompanhe o processo de vacinação, desde a aspiração do imunizante até o descarte da seringa”, conclui.

Nota da SMS

"A Secretaria Municipal de Saúde comunica intercorrência durante o drive-thru de vacinação na manhã desta sexta-feira. Após mostrar filmagem e relatar não ter recebido a vacina aplicada em seu braço, morador foi vacinado e liberado. A seringa com os exatos 0,5 mililitros foi localizada na caixa de descarte, o que comprova se tratar de fato isolado.

O incidente envolveu estudante do Curso Técnico em Enfermagem que está em estágio supervisionado no drive. Todos os estagiários e supervisores da instituição foram removidos da atividade, e o município está registrando ocorrência policial relativa ao fato.

Com mais de 140 mil doses já aplicadas, a Secretaria Municipal de Saúde reafirma sua determinação pela lisura na vacinação. O protocolo de imunização implantado em Novo Hamburgo exige que o usuário acompanhe o processo de vacinação, desde a aspiração do imunizante até o descarte da seringa."

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual