Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Novo Hamburgo TRÂNSITO

Veja os locais onde há fiscalização com radar móvel em Novo Hamburgo

Com trânsito mais intenso, objetivo é diminuir o número de acidentes

Por Débora Ertel
Publicado em: 18.02.2022 às 03:00 Última atualização: 18.02.2022 às 07:58

Depois de quase dois anos sem fiscalização com radar móvel nas vias municipais de Novo Hamburgo, o equipamento está de volta às ruas. Desde ontem, a Guarda Municipal (GM) voltou a operar com o radar, com comunicação prévia da Prefeitura dos locais onde os agentes estarão posicionados.

Ontem o equipamento foi testado na Nações Unidas
Ontem o equipamento foi testado na Nações Unidas Foto: Matheus Chaparini/GES-Especial

O uso foi equipamento foi suspenso em 23 de março de 2020 em razão da pandemia. Nesta quinta-feira, foram fiscalizadas as avenidas Adão Rodrigues de Oliveira e Nações Unidas.

Conforme o secretário de Segurança de Novo Hamburgo, Roberto Jungthon, a atuação dos agentes será intensificada para reduzir a acidentalidade no trânsito e salvar vidas. Com o fim das férias e o retorno das aulas, é visível que o trânsito está mais intenso no Município, o que aumenta as chances de ocorrências com gravidade.

De acordo com dados do Observatório da Segurança do município, mesmo ainda em situação de pandemia, os acidentes de trânsito com danos materiais no ano passado aumentaram 19% em comparação com 2020.

Também houve crescimento no número de óbitos. Foram 17 acidentes com morte e 20 ocorrências fatais no ano passado. Outro indicador que subiu foi de lesão corporal culposa. De 683 em 2020 para 770 em 2021, elevação de 12%.

Fazer cumprir

O diretor da GM, Sérgio Carvalho, salienta que a presença do radar tem o objetivo de disciplinar os motoristas para que respeitem os limites de velocidade. "A ideia não é notificar, mas fazer cumprir. O radar estará lá e não vai acontecer nada se as pessoas andarem dentro da velocidade permitida. Queremos preservar a vida", destaca Carvalho.

Ele explica que o radar móvel só pode ser posicionado onde houver placas de sinalização indicando a quilometragem da via. De acordo com a Diretoria de Trânsito, o município possui 40 locais. Alguns poderão ter mais de um ponto de observação, com potencial para a instalação de equipamentos.

Conforme o diretor da GM, o agente que opera o radar móvel fiscaliza apenas a velocidade. No entanto, o trabalho sempre é realizado em dupla, com o apoio de um segundo guarda que faz a segurança do colega.

Sendo assim, se o condutor cometer outro tipo de infração, como dirigir sem cinto ou falar ao celular enquanto dirige, poderá ser autuado. "Nós queremos que as pessoas cumpram as regras. Assim teremos um trânsito melhor e mais seguro", destaca Carvalho.

Envio das infrações é automático

O equipamento é um pouco diferente daquele modelo popularmente conhecido. Possui duas câmeras e um sensor de velocidade a laser. Ele fica apoiado sobre um tripé e é alimentado por uma bateria automotiva.

O radar fica conectado a um notebook com conexão à Internet, para onde vão as imagens. Em caso de infração, o registro é enviado automaticamente pelo computador.

A tela do computador mostra os veículos e a velocidade. Há uma tolerância de 7 km/h em relação ao limite de velocidade. Ou seja, se o limite do trecho é 60 km/h, só será multado quem passar acima de 67km/h.

O programa aponta velocidade medida e a velocidade considerada, que pondera essa margem de tolerância.

O primeiro dia de operação foi dedicado principalmente à regulagem do equipamento. Nos próximos dias, o equipamento estará funcionando de fato. O equipamento foi instalado em locais facilmente visíveis pelos motoristas, e com uma viatura da Guarda Municipal ao lado.

A presença foi notada pelos condutores. Na parte da manhã, teve um condutor que voltou para perguntar qual era o limite de velocidade, preocupado com uma eventual infração.

Onde vai estar

Sexta-feira, 18

Avenida Sete de Setembro, Rua Araxá e Rua João Aloysio Algayer.

Segunda-feira, 21

Avenida Pedro Adams Filho, Rua Barão de Santo Ângelo e Estrada Germano Friedrich.

Terça-feira, 22

Avenida 1º de Março, Avenida Coronel Travassos e Rua Ícaro

Quarta-feira, 23

Avenida Victor Hugo Kunz, Rua 11 de Junho e Rua São Luiz Gonzaga.

Quinta-feira, 24

Rua Guia Lopes, Avenida Pedro Adams Filho e Avenida Nicolau Becker.

Sexta-feira, 25

Avenida Sete de Setembro, Estrada da Integração Leopoldo Petry e Rua João Aloysio Algayer

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.