Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Novo Hamburgo NOVO HAMBURGO

Unidades de Saúde abrem no feriado para atender suspeita de dengue

Neste feriado de Sexta-feira Santa (15), o movimento é tranquilo nas UBS's Canudos e Santo Afonso. Postos ficam abertos até às 19 horas

Por Joceline Silveira
Publicado em: 15.04.2022 às 15:53

Movimento tranquilo nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Canudos e Santo Afonso, em Novo Hamburgo neste feriado de Sexta- Feira Santa (15). Com o aumento no número de casos de dengue na região, a Secretaria da Saúde preparou um esquema especial para o atendimento dos pacientes com sintomas leves ou moderados na rede de saúde da cidade durante o feriado.

As unidades estão funcionando em regime especial e horário estendido das 7 horas até as 19 h. As UBSs foram escolhidas por serem referência no atendimento de casos suspeitos de dengue.

Evitar superlotação

A medida visa desafogar os atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e no Hospital Municipal, que aumentam com as doenças que surgem nessa época do ano, e a população tenha atendimento próximo a sua residência.

Com o atendimento específico, as pessoas que estiverem com os sintomas da doença podem procurar ajuda nas unidades de saúde para a realização do teste rápido e a medicação necessária.
Na cidade, de acordo com o mais recente boletim informativo, foram confirmados 238 casos de dengue. Outros 741 suspeitos que aguardam confirmação pelo Laboratório Central do Estado (Lacen).

Na Unidade Canudos até o final da manhã três pacientes haviam procurado atendimento. “Eles realizaram a coleta (de sangue) que será enviada para análise, foram medicados e liberados”, informou a UBS à reportagem.

Na Unidade Santo Afonso o movimento também foi tranquilo na manhã deste feriado. Até o meio dia cinco moradores haviam buscado atendimento. “Montamos uma força tarefa, esperando um grande fluxo de pacientes, o que não se confirmou até o momento”, comentou a coordenadora da UBS, Caroline Tejada. Conforme ela, no local são realizados de 30 a 40 atendimentos por dia de pacientes com sintomas de dengue.

Por volta das 15h45, reportagem apurou que nenhum paciente aguardava atendimento na UBS's. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.