Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo RECUPERAÇÃO

'Apac não deveria ser exceção no sistema prisional, mas a regra', diz prefeita de Novo Hamburgo

Fatima Daudt visitou Apac de Porto Alegre na tarde desta sexta-feira (19)

Por Redação
Publicado em: 19.08.2022 às 17:10 Última atualização: 19.08.2022 às 17:57

A prefeita de Novo Hamburgo, Fatima Daudt, visitou na tarde desta sexta-feira (19) a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac), em Porto Alegre. Em abril deste ano, ela sancionou lei municipal, originada na Câmara de Vereadores, que permite a instalação do mesmo método de ressocialização de presos no Município. "Apac não deveria ser exceção no sistema prisional, mas a regra. Todo o sistema prisional deveria ser uma Apac. Só quem conhece entende que não se trata de um presídio", afirmou a prefeita após a visita.


Ao lado da procuradora-geral do Município, Fernanda Luft, Fatima Daudt conheceu a unidade, que está localizada ao lado da Cadeia Pública (antigo Presídio Central), a convite do juiz Fernando Noschang.

A Apac é uma organização sem fins lucrativos criada para recuperar os presos, proteger a sociedade e promover a justiça restaurativa. No Brasil, a primeira surgiu em 1972.

A unidade de Porto Alegre foi a primeira a funcionar no Rio Grande do Sul, tendo seu Centro de Reintegração Social inaugurado em 2018. Na capital, são 38 recuperandos, como são chamados os presos que cumprem pena na Apac, nos regimes fechado e semiaberto. A maioria estuda na própria unidade, incluindo ensino superior.

Com apoio da comunidade, os apenados das Apacs são corresponsáveis por sua recuperação e contam com assistência espiritual, médica, psicológica e jurídica.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual