Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo NOVO HAMBURGO

Paixão por carros antigos reúne relíquias e colecionadores na Fenac

Expoclassic 2022 se iniciou nesta sexta-feira (19) e segue até domingo (21) com mais de 900 automóveis em exposição

Por Joceline Silveira
Publicado em: 19.08.2022 às 19:00

Fãs de veículos antigos têm até domingo (21) para ver de perto preciosidades que vão encher os olhos de qualquer um: é a Expoclassic, exposição que iniciou nesta sexta-feira (19) e traz mais de 900 automóveis entre carros, ônibus, caminhões, motos e até motocicletas. Os veículos vêm direto da coleção de apaixonados pelas relíquias para os Pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo. São veículos de várias regiões do Brasil, incluindo do Uruguai e da Argentina, com quilômetros de história para contar.

Grupo catarinense participa do evento
Grupo catarinense participa do evento Foto: Diego da Rosa/GES

A expectativa da entidade organizadora, o Veteran Car Club Novo Hamburgo, é receber e um público de aproximadamente 19 mil pessoas durante a 19ª edição do evento.

Um grupo de Santa Catarina, que é apaixonado por carros antigos, colocou o pé na estrada às quatro horas da manhã de sexta-feira (19) para uma tradicional aventura: uma viagem de 335 quilômetros entre a cidade de Tubarão e Novo Hamburgo. O percurso, conhecido pelos colecionadores, é feito desde a primeira edição do evento.

Ao longo do caminho, outros colecionadores se juntam ao comboio. A bordo de carros e caminhões fabricados entre 1951 e 1991, o grupo vem rodando em direção ao maior encontro de carros antigos em área coberta do Brasil. Representantes catarinenses de Criciúma, Gravatal e Urussanga completam a frota formada por 18 membros do Veteran Car Sul Catarinense.

"É uma tradição. Além de rever amigos a Expoclassic, reúne gerações de apaixonados por carros antigos, e é uma atração que deixa jovens e crianças encantados com a beleza de veículos que marcaram épocas e gerações", avalia o corretor de imóveis Ângelo Silvestre, de 47 anos.

O morador de Criciúma trouxe o seu Opala Comodoro 1991 para a mostra junto com o Caminhão coe 1951 do empreendedor Roberto Canarim, 58, e o Ford Rural 1951 do aposentado Marcos Picolo, 68.

Namoro de 30 anos

Ulian rodou com o Galaxie de Curitiba até sua cidade natal
Ulian rodou com o Galaxie de Curitiba até sua cidade natal Foto: Diego da Rosa/GES
O hamburguense Celomar Ulian, 49, saiu na quinta-feira (18) de Curitiba no Paraná, a bordo do Ford Galaxie 500 azul agena de 1967. Desde criança, o corretor frequenta eventos como esse, sempre influenciado pelo pai. Há dois anos, comprou o carro dos seus sonhos e não parou mais. “Há trinta anos ‘namorava’ esse Galaxie, quando convenci o antigo proprietário a vender foi tipo Natal”, brinca.

Junto com oito amigos eles percorreram 750 quilômetros até a feira e garante: a viagem vale a pena. “Somos fãs dos carros antigos e a gente gosta de botar eles na estrada, os carros. Nossos carros não são só pra exposição, são pra rodar. Não dá pra ficar parado”, afirma Uilan. E ele garante que todos eles estão em perfeitas condições pra enfrentar uma viagem dessas. “E detalhe: a gente saiu de Curitiba abaixo de chuva, muita chuva, e quando você anda com um carro antigo você tem que ter cuidado redobrado né? Porque são carros que trinta, quarenta ou até mais de tempo de idade, então eles não tem a mesma tecnologia que tem os carros de hoje’" explica o apaixonado pelos antigos.

Programação

Sábado (20)
9 horas: abertura da secretaria, recepção dos veículos e visitação do público
14 horas: show
14h30: abertura oficial da Expoclassic
16 horas: show
21 horas: fechamento dos portões da Fenac


Domingo (21)
9 horas: abertura da secretaria, recepção dos veículos e visitação do público
14 horas: premiação dos veículos
16 horas: show especial com a banda The Travellers
18 horas: encerramento da Expoclassic 2022

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual