Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo APÓS ACIDENTE

Jovem de Novo Hamburgo com risco de ficar tetraplégico passa por dois hospitais à espera de cirurgia

Gustavo Kasper Vargas, de 24 anos, sofreu um acidente no dia 5 de agosto. Antes de ser transferido para Canoas, ele ficou internado por duas semanas no Hospital Municipal

Por Redação
Publicado em: 22.08.2022 às 18:02 Última atualização: 22.08.2022 às 18:04

Depois de duas semanas de espera, o morador de Novo Hamburgo Gustavo Kasper Vargas, de 24 anos, foi transferido na sexta-feira (19) para o Hospital Universitário (HU) de Canoas, onde poderá fazer uma cirurgia de Artrodese Cervical, de alta complexidade.

Gustavo Kasper Vargas, de 24 anos
Gustavo Kasper Vargas, de 24 anos Foto: Arquivo pessoal

Apesar da transferência, Gustavo ainda aguardava pela cirurgia na tarde desta segunda-feira (22). "Achava que ele logo ia fazer a cirurgia, mas já se passaram mais de 72 horas (desde que ele foi transferido)", afirma a mãe de Gustavo, Roseli Elenice Kasper, 57 anos.

Segundo o pai de Gustavo, Ademir Vargas, o atestado médico deixa claro que o rapaz corre risco de ficar tetraplégico e até mesmo de perder a vida se não passar pelo procedimento. "Um trecho do atestado médico diz assim: 'necessita de cirurgia com total brevidade, sob risco de complicações infecciosas, complicações trombóticas e até mesmo óbito'", reforça.

A reportagem entrou em contato com o HU na tarde desta segunda-feira. A instituição disse, por meio de nota, "que a equipe médica e o Departamento de Ouvidoria do HU já prestaram esclarecimentos do caso do referido paciente e orientações sobre os fluxos de atendimento no complexo de saúde para familiares".

Acidente

No dia 5 de agosto, o jovem sofreu um acidente de moto, na Estrada da Integração Leopoldo Petry, no bairro Lomba Grande, em Novo Hamburgo. Ele se deslocava para o trabalho quando bateu em uma carroça puxada por cavalos.

Na data, Gustavo foi levado para o Hospital Municipal com o quadro de saúde grave. A equipe médica que acompanhava o jovem no Município pediu a transferência dele. Porém, a solicitação, que parte do Estado, não foi atendida e os familiares entraram com um pedido judicial.

O juiz concedeu uma liminar de urgência, dando o prazo de cinco dias para que o Estado fizesse a transferência de Gustavo. No entanto, a medida não havia sido cumprida até a última terça-feira (16), quando o prazo acabou.

Foi somente na sexta-feira (19), que ele foi transferido, conforme nota da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH). "O referido paciente foi transferido na sexta (19) no final da tarde para o HU de Canoas, que é referência para o seu caso que necessita de cirurgia de alta complexidade."

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual