Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo MAIS SEGURANÇA

Projeto Novo Rumo da BM vai agilizar atendimentos em Lomba Grande

Propriedades rurais estão sendo georreferenciadas para qualificar ações de segurança

Por Susi Mello
Publicado em: 13.09.2022 às 08:00 Última atualização: 13.09.2022 às 09:05

Um programa que facilitará a localização da zona rural de Novo Hamburgo e vai agilizar o atendimento de órgãos de segurança e emergência na Lomba Grande, será lançado oficialmente na quarta-feira (14). Na prática, propriedades do bairro rural, que corresponde a dois terços do território hamburguense, irão passar pelo georreferenciamento, que significa situar o imóvel rural, definindo a sua forma, dimensão e localização.

Georreferenciamento é realizado em Lomba Grande
Georreferenciamento é realizado em Lomba Grande Foto: Diego da Rosa/GES

A iniciativa integra o programa Novo Rumo da Brigada Militar, no qual agentes do 3º Batalhão da Polícia Militar (3º BPM) integram a Patrulha Rural, responsável por visitar as localidades georreferenciadas, proporcionando facilidade nos atendimentos às ocorrências policiais.

O que é feito

Na prática, explica o coordenador operacional da Lomba Grande, sargento Jonas Spindler, o policial militar fará o contato com o morador da propriedade. "Na visita é feito um cadastro e as coordenadas das áreas são realizadas por meio de um formulário digital, que não necessita de Internet."

Após essa etapa, o coordenador operacional da Lomba Grande iniciará a validação e registro em um banco de dados geoespaciais. Aí um código da propriedade será gerado ao morador.

A Brigada Militar definirá o layout da placa que será fixada na entrada da propriedade, que conterá o código do morador, que deverá ser informado em caso de algum chamado para facilitar a localização. A aquisição da placa ficará por conta do morador que, independente disso, receberá um certificado de propriedade georreferenciada.

Lançamento

O lançamento do programa na Lomba Grande, com entrega de certificados de propriedades georreferenciadas, será amanhã, às 15 horas, no auditório da secretaria de Desenvolvimento Rural da Lomba Grande.

O tenente-coronel Cilon Freitas da Silva, que comandou até o último domingo o 3º BPM, acompanhou de perto a chegada do programa Novo Rumo em Novo Hamburgo. A iniciativa já é feita com sucesso em outras cidades gaúchas, como Erechim.

Junto ao novo comandante do 3º BPM, o tenente-coronel Jacques Fernando Pires Peiter Ackermann, os policiais realizarão a entrega do certificado para a proprietária do Sítio 3 Figueiras, na localidade de Taimbé. A administradora Morgana Spezzia, 37 anos, foi a primeira a preencher os dados da propriedade, na última sexta-feira. Para ela, o projeto proporcionará mais segurança ao sítio, adquirido há dois anos como refúgio de lazer, mas que acabou tornando-se um negócio.

Propriedade receberá número de identificação que será repassado em caso de chamados para facilitar a localização das equipes
Propriedade receberá número de identificação que será repassado em caso de chamados para facilitar a localização das equipes Foto: Diego da Rosa/GES

Mais agilidade no atendimento

A Brigada Militar orienta aos donos das propriedades que recebam a visita do coordenador operacional e da Patrulha Rural, colaborando com o cadastramento.

Quando o aplicativo estiver em funcionamento, possibilitará uma resposta rápida de órgãos de segurança e emergência para atendimento e oferecerá mais segurança aos policiais que não perderão tempo e nem correrão riscos ao procurarem os locais.

Além disso, a instalação das placas nos locais cadastrados, onde constará o código da propriedade, facilitará a visibilidade de serviços como do Samu.

Na prática

- O coordenador operacional coleta dados da propriedade.

- Esses dados formam um banco de dados geoespaciais da Brigada Militar.

- A localidade passa a ser identificada por um código, composta pelas iniciais NH (de Novo Hamburgo) e um número.

- O proprietário da localidade recebe um certificado de propriedade georreferenciada e ainda poderá adquirir uma placa para instalar em frente a sua localidade, possibilitando que outros também usem o código como ponto de referência em caso de algum chamado.

- Quando o morador aciona a polícia para uma ocorrência, basta informar o código, o que facilitará o deslocamento da BM ao local.

- A Patrulha Rural da BM fará rondas nas propriedades georreferenciadas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual