Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo CLASSIFICADA

Escola Adolfina é finalista de premiação e está entre as três melhores do mundo

Emeb de Novo Hamburgo concorre com colégios do Reino Unido e da Índia na categoria Colaboração da Comunidade do World’s Best School Prizes

Por Susi Mello
Publicado em: 22.09.2022 às 15:32 Última atualização: 22.09.2022 às 15:41

O clima na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Adolfina Diefenthäler, do bairro São José, é de pura comemoração e torcida. A instituição de ensino está entre as três finalistas na categoria Colaboração da Comunidade, do World’s Best School Prizes. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (22) à comunidade escolar.


A premiação internacional busca identificar, reconhecer e celebrar práticas inovadoras e que tenham impacto real na vida dos estudantes e da comunidade.

Concorrem na mesma categoria da Adolfina, duas escolas de outros países. São elas: Dunoon Gramar School, do Reino Unido, e PCMC English Medium School, da Índia.

Classificação foi recebida com festa

O anúncio da classificação mobilizou a instituição de ensino para uma grande surpresa na área coberta, onde os alunos divertiram-se com o Robblox, um robô que entusiamou a garotada, após o resultado ter sido anunciado pela diretora Andrea Zimmer e pela secretária de Educação, Maristela Guasselli.

Para os colegas da turma 22 do 5º ano, que "vestiram" a faixa com a frase "Somos Top 03", Bernardo de Castro, 10 anos, Elieser da Silva Melo e Lino Dutra, ambos com 11 anos, a escola é realmente a melhor do mundo para se estudar.

O trio, que tem a participação da família em decisões da escola, é unanime em destacar que na escola todos se respeitam, direção e professores escutam os alunos, é um lugar no qual todos aprendem e que há encontros com as famílias para troca de ideias.

A secretária de Educação, que esteve representando a prefeita Fatima Daudt, destaca que estar entre as três finalista é um orgulho para a rede pública de ensino.

"Isso mostra a qualidade do nosso trabalho, a qualidade de Novo Hamburgo, que se equipara a rede privada. O trabalho que aqui se realiza é de gestão democrática, um tema importante e atual. Isso muda uma geração, muda o futuro da nossa cidade. É um orgulho grande para todos nós", salienta.

Ela ainda destaca que todos os diretores das demais escolas estão fazendo um grande movimento para que toda a comunidade vote.

Como votar

Agora, o público poderá participar da votação popular para ajudar a escolher as vencedoras que receberão 50 mil dólares cada uma, um pouco mais de R$ 250 mil. A votação é pela Internet, acesse aqui para participar, e segue até o dia 2 de outubro.

A cerimônia para o anúncio dos vencedores será no dia 19 de outubro.

Se a escola ganhar...

Se a escola ganhar, torce a diretora Andrea, na conferência escolar do dia 22 de outubro, onde se define os investimentos para 2023, será o momento para detalhar onde serão usados os 50 mil dólares – ou os mais de R$ 250 mil.

Semana Mundial da Educação

Pela classificação, a escola participará da Semana Mundial da Educação, que reunirá escolas de todos os continentes. A apresentação será no dia 18 de outubro. No ano passado, a Emeb Presidente Affonso Penna, do bairro Vila Nova, apresentou sua experiência desenvolvida durante a pandemia.

A gestão democrática da escola

A diretora da escola, Andrea Zimmer, explica que na gestão democrática se decide desde as compras de materiais para a sala de aula, passando por grande brinquedos, até mudanças maiores em toda a escola. "Tudo é trazido pelas pessoas interessadas e se discute. A escola é feita por todos. Não é a minha sala de aula, não é meu aluno. É compromisso de todos", frisa.

O fato de estar entre as três melhores na categoria "Colaboração da Comunidade", acrescenta, demonstra que os professores realizam um trabalho sério, que professor trabalha muito e a escola pública tem muita qualidade.

"Temos muitos projetos interessantes, mas o principal é a gestão democrática, na qual na assembleia todo mundo participa, desde os pais, professores, até alunos e funcionários. Todo mundo constroi a escola, pois a escola não é minha, não é diretora, ela é de todos", arremata.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual