Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo DESCARTE CONSCIENTE

Ação em Novo Hamburgo orienta para importância da separação do lixo eletrônico

Em alusão ao Dia Internacional do Lixo Eletrônico, neste sábado foram disponibilizados pontos de coleta pela cidade

Por Matheus Chaparini
Publicado em: 15.10.2022 às 20:20 Última atualização: 15.10.2022 às 20:26

Equipamentos eletrônicos que não funcionam mais, componentes e peças de computadores sem serventia, televisores estragados, tudo tem uma destinação correta na coleta seletiva do lixo. Ao longo deste sábado (15), uma ação alusiva ao Dia Internacional do Lixo Eletrônico, celebrado no dia 14 de outubro, disponibilizou diversos pontos de Novo Hamburgo para recolhimento e chamou atenção para a importância da separação e do descarte correto do lixo.

Ação orienta para importância da separação do lixo eletrônico
Ação orienta para importância da separação do lixo eletrônico Foto: Matheus Chaparini / GES-Especial

“Ainda tem muito problema, muita mistura. Muitas pessoas misturam restos de comida com tudo, lixo eletrônico, vidro. A gente pede para o pessoal cuidar para não misturar principalmente o lixo contaminado, como papel higiênico, fralda, máscara. Vem muita coisa contaminada junto com lixo seco. Aí a gente até arrisca pegar uma doença”, alerta Fernanda Chaves, cooperada da Coolabore.

Em Novo Hamburgo, o lixo eletrônico é coletado juntamente com o lixo seco. A coleta seletiva é feita por duas cooperativas: Univale e Coolabore. O calendário da coleta seletiva está disponível no site da prefeitura

“A pessoa pode descartar junto com o lixo seco, mas a gente pede que coloque em uma caixa ou sacola separada”, orienta Fernanda.

A cooperativa estacionou um caminhão na Praça do Imigrante durante toda tarde para receber o lixo eletrônico. A equipe, acompanhada do mascote Separildo, orientou a população sobre a destinação correta do lixo.

Além deste local, foram instalados pontos de coleta no estacionamento do Supper Rissul, no bairro Rincão; na praça da Rua Ícaro, no bairro Canudos e na Praça da Rua Montevidéu, no bairro Canudos.

A Coolabore conta com uma equipe de 23 trabalhadores e atende a 11 bairros do Município. Na cooperativa, há um integrante que lida especificamente com o lixo eletrônico. Ele recebe os equipamentos e separa os materiais, que são vendidos separadamente para serem reciclados.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual