Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo RETORNO AO PRESENCIAL

Mostratec volta a reunir estudantes em Novo Hamburgo

Sediada na Fenac, feira científica ocorrerá entre 25 e 27 de outubro e espera receber público de 40 mil visitantes

Por Eduardo Amaral
Publicado em: 15.10.2022 às 03:00 Última atualização: 15.10.2022 às 10:21

Depois de dois anos sendo realizada de forma virtual, com algumas poucas atividades realizadas de forma híbrida, a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) volta a ocorrer de forma presencial na edição 2022. Entres os dias 25 e 27 de outubro, são esperados cerca de 40 mil visitantes nas dependências da Fenac, em Novo Hamburgo, onde cerca de 1,8 mil expositores apresentarão 664 projetos científicos que abrangem diferentes áreas do conhecimento.

Mostratec volta a reunir estudantes em Novo Hamburgo
Mostratec volta a reunir estudantes em Novo Hamburgo Foto: GES/Arquivo

Ainda vivendo os reflexos da pandemia, a Mostratec deste ano viu uma redução no número de inscrições internacionais, com 20 projetos de oito países. Os países latino-americanos se destacam, com Colômbia (7), Paraguai (4), Argentina (3) e México (3) liderando as participações. Da Europa virá um projeto de Portugal, e há ainda um representante asiático, com o projeto de Taiwan inscrito. Peru fecha a lista de países com participação confirmada.

Já em termos nacionais, a participação será grande, com representantes de 119 cidades, representando 21 Estados diferentes mais o Distrito Federal sendo representados. Com 475 cidades, o Rio Grande do Sul é o líder natural de inscrições, mas outros Estados também chamam atenção como Paraná e São Paulo, que juntos somam 65 projetos inscritos, e a Bahia com 21 projetos inscritos vem na sequência entre os Estados com mais participação na Mostratec.

Interação fundamental

Diretor-executivo da Fundação Liberato, Ramon Fernando Hans destaca a presença dos expositores como um dos fatores mais importantes na educação dos estudantes presentes ao evento. "É uma festa para a gurizada e a oportunidade de trocar experiências, eles ficam ansiosos", destaca Hans, que ainda lembra que, para a maioria dos estudantes da instituição, esta será a primeira Mostratec presencial.

Entre os trabalhos que serão apresentados, a grande maioria, 327, são dos estudantes do ensino médio. Alunos do ensino fundamental serão responsáveis por apresentar 264 projetos e ainda estarão presentes 73 projetos da educação infantil.

Hans diz que boa parte dos projetos inscritos são mais teóricos do que em outros anos, uma consequência da pandemia que trouxe maior dificuldade para os estudantes desenvolverem projetos nas salas de aula. Apesar disso, o diretor-executivo da Liberato garante que os visitantes ainda vão encontrar bons projetos e muito influenciados voltados a questões psicossociais que a própria pandemia trouxe à tona. O tema da saúde é outro que aparecerá nos trabalhos apresentados nos dias de Mostratec.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual