Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo PARA O MUNDO VER

Escola de Novo Hamburgo apresenta projeto pioneiro durante Semana Mundial da Educação

Instituição Professora Adolfina Diefenthäler, da rede municipal de ensino, é uma das duas brasileiras entre as 15 representantes finalistas do World’s Best School Prizes

Por Joceline Silveira
Publicado em: 18.10.2022 às 17:00 Última atualização: 18.10.2022 às 17:29

De um estudo montado na Rua David Canabarro, bem no coração de Novo Hamburgo, o mundo conheceu nesta terça-feira (18) a Escola Municipal de Ensino Básico (Emeb) Professora Adolfina Diefenthäler e seu projeto pioneiro de gestão comunitária. Durante 45 minutos a diretora Andréa Zimmer, a coordenadora pedagógica Joice Lamb, e o professor de inglês Tiago Nogueira, apresentaram a iniciativa na grande final do World’s Best School Prizes (Prêmio Melhores Escolas do Mundo).

Para o mundo ver: escola Adolfina apresenta projeto durante Semana Mundial da Educação
Para o mundo ver: escola Adolfina apresenta projeto durante Semana Mundial da Educação Foto: Lu Freitas/PMNH

A premiação, promovida por uma instituição britânica, faz parte da Semana Mundial da Educação e destaca escolas que promovem práticas inovadoras de olho na melhoria da aprendizagem.


"O que a gente espera é que outras escolas vejam que sim, é possível implementar formas diferentes de gestão e os benefícios que ela traz, tanto na aprendizagem, como na autoestima dos alunos", pontuou Joice, após o encerramento da apresentação virtual que ocorreu no estúdio da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

A premiação World's Best School Prizes identifica e reconhece as práticas líderes e inovadoras das escolas que tiveram um impacto real na vida de alunos e da comunidade. São cinco categorias: Colaboração da comunidade; Ação ambiental; Inovação; Superando a adversidade; e Apoiando vidas saudáveis.

As cinco escolas vencedoras receberão cada uma 50 mil dólares (cerca de R$ 250 mil). "Ainda estou em estado nervosa. Independentemente do resultado, toda a nossa equipe está muito feliz, porque estamos vendo a transformação que ocorreu na Adolfina ir para o mundo todo. Estamos vendo que os professores, equipe diretiva e os estudantes estão orgulhosos de todo o processo, porque ninguém faz nada sozinho e somos a prova disso", revelou a diretora Andréa Zimmer.

A escola da rede municipal de ensino de Novo Hamburgo, é uma das duas instituições brasileiras de ensino entre as 15 representantes finalistas. Além da Adolfina, que concorre na categoria "Colaboração Comunitária", a Escola de Referência em Ensino Fundamental Evandro Ferreira dos Santos, localizada em Cabrobó, em Pernambuco, disputa na categoria "Superação de Adversidades".

Premiação

A cerimônia de premiação ocorrerá de forma on-line nesta quarta-feira (19) a partir das 5h30 direto da Inglaterra. Para acompanhar basta preencher o formulário disponível no endereço eletrônico.

Confira o passo a passo da implementação do projeto finalista

1. Formar uma comissão de gestão democrática: A Comissão de gestão democrática deve desenvolver a proposta e organizar a sua execução, como: apresentação da proposta aos participantes, registros, divulgação, horários e cronogramas. Essa comissão é importante, porque permite que a proposta de gestão democrática seja responsabilidade de todos, não da direção da escola. Essa isenção favorece a livre participação e deliberação de todos. Como as pessoas participantes geralmente não têm experiência com a participação democrática e a participação em assembleias, essa comissão também é responsável por garantir que o processo seja legítimo e sem interferências de hierarquia.

2. Executar as assembleias regularmente: As assembleias devem ser executadas pelos participantes. É importante existirem assembleias por segmento: pais, professores e estudantes. As assembleias devem ter regularidade, por exemplo: mensais. Essa regularidade permite que os participantes criem e exercitem o hábito de participar. Um erro comum é fazer assembleia apenas quando se identifica um problema. Muitos problemas existem e não são identificados pela comissão que organiza as assembleias. Se as assembleias não são regulares, a participação democrática fica refém dos desejos de quem organiza e não a serviço dos participantes.

3. Criar uma forma de encaminhamento: Nem sempre as assembleias conseguem resolver os problemas encontrados. Uma opção é que durante as assembleias, os participantes tenham a opção de encaminhar as deliberações para a instância superior, que seria a gestão da escola. Neste encaminhamento, é importante que os participantes da assembleia possam dizer como esperam que o assunto seja resolvido, quais as expectativas do grupo em relação a resposta.

4. A Conferência Escolar: Na Conferência, todos os segmentos participam juntos para deliberar. Ou seja, alunos, professores, funcionários e pais estão juntos e são considerados iguais para votar e deliberar. A Conferência acontece uma vez ao ano e, ao final, as decisões são publicadas num documento entregue pela Comissão de Gestão Democrática à Gestão da Escola. Este documento deverá ser posto em prática no ano seguinte e deverá ser acompanhado por todos.

5. Avaliação: As assembleias também funcionam como uma instância de avaliação, mas, mesmo assim é necessário que haja espaços para que seja feita essa avaliação por todos os segmentos. A comissão de Gestão democrática deve analisar e tornar pública essas avaliações.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual