Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo HAMBURGERBERG FEST

Festa exalta a cultura, celebra reencontros e leva centenas às ruas de Hamburgo Velho

Público curtiu shows, feiras, oficinas, caminhadas e apresentações artísticas. Regado a cerveja artesanal, evento ainda ofereceu opções gastronômicas diversas

Por Carla Fogaça
Publicado em: 23.10.2022 às 21:55 Última atualização: 23.10.2022 às 22:01

O fim de semana foi de celebração na 23ª edição da Hamburgerberg Fest, em Novo Hamburgo. O evento a céu aberto ocorreu no sábado e no domingo (23) e contou com atrações culturais diversificadas, que atraíram centenas de pessoas ao bairro Hamburgo Velho.

Festa exalta a cultura, celebra reencontros e leva centenas a Hamburgo Velho
Festa exalta a cultura, celebra reencontros e leva centenas a Hamburgo Velho Foto: Carla Fogaça/GES-Especial

Conforme o curador da Fundação Ernesto Frederico Scheffel, Angelo Reinheimer, o primeiro dia do evento foi o sábado com maior número de pessoas de todas as edições. "Embora ainda não tenhamos o número exato de visitantes, só de ver, temos certeza que foi um sábado recorde de público", destaca.

Na avaliação de Reinheimer, a retomada do evento foi um sucesso, e o clima ajudou. "A última edição tinha sido em 2019 e ficou claro que as pessoas estão felizes em estar próximas umas das outras. Todos os espaços lotados e com um público que veio mesmo para curtir e aproveitar o fim de semana em família ou com amigos."

João Paulo, Mariana Braga, com os filhos e a amiga Ana Maria
João Paulo, Mariana Braga, com os filhos e a amiga Ana Maria Foto: Carla Fogaça/GES-ESPECIAL
De Canoas, o casal Mariana Braga, 33 anos, e João Paulo Santana, 37, cruzou a região metropolitana para aproveitar as atrações em Novo Hamburgo. "Estamos adorando, pois é difícil encontrar uma festa assim, com tanta diversidade e ampla gastronomia. Como estamos com crianças de 9 e 7 anos, elas acabam cansando em pé, então procuramos descansar em locais com sombra e música", relata Mariana.

A programação variada fez com que a tutora de EAD Claudia Masiero, 40, que já havia curtido o sábado em Hamburgo Velho, voltasse ao local com a família no segundo dia de evento. "Participamos da caminhada histórica e foi muito bom. Mesmo morando aqui perto, a gente se apaixona pela nossa história. Sem falar que a gastronomia é sensacional, e as opções para as crianças são bem amplas também", elogia Claudia.

Para o ceramista Leonardo Ternus, expositor na festa, a variedade de público foi o que chamou atenção. Participante do evento pela primeira vez, ele elogiou a organização e a programação musical: "Muito boa".

Ceramista Leonardo Ternus expôs no Jardim das Artes
Ceramista Leonardo Ternus expôs no Jardim das Artes Foto: Carla Fogaça/GES-ESPECIAL

Caminhada histórica

A caminhada histórica fez parte da programação do evento e foi um momento em que os visitantes puderam conhecer mais sobre o Hamburgo Velho. "Foram quase 15 casas percorridas no trajeto, e falávamos sobre quem foram os moradores, os arquitetos e a história de cada casa", explica o historiador da Fundação Scheffel, Paulo Spolier.

A caminhada foi realizada no sábado e no domingo e teve duração de 1h30. Ao todo, mais de 70 pessoas participaram. "Foi algo muito legal, porque a gente percebe que existe uma curiosidade sobre a história do local", observa Spolier.

Feira Afro-empreendedores

Uma das novidades do evento foi a Feira Afro-empreendedores, que contou com culinária, shows, venda de utensílios para cabelo e oferta de serviços. A técnica de enfermagem Janaína Amaral, 41, moradora de Novo Hamburgo, esteve no evento especialmente para prestigiar a feira e levar a filha Luiza, 5, para renovar as tranças e o estoque de turbantes.

"Achei muito boa essa ideia de dar espaço a esses serviços, estou adorando. Minha filha adorou o cabelo, ficou linda com os detalhes da cor nas tranças", ressalta Janaína.

No espaço, também tinha venda de acarajé. A artista Jane Moreira, 58, que é fã do bolinho típico africano, fez questão de comprar. "Eu amo acarajé, mas o dela nunca tinha comido. Adorei essa variedade da culinária, está tudo maravilhoso."

Para todos os gostos

Banda Ultramen garantiu a diversão do público no domingo, na Hamburgerberg Fest
Banda Ultramen garantiu a diversão do público no domingo, na Hamburgerberg Fest Foto: Carla Fogaça/GES-ESPECIAL
A festa reuniu diferentes gêneros musicais em dois palcos, com shows de bandinhas alemãs, folclore mundial, rock, samba rock, rock instrumental, roda de samba, reggae e soul. No sábado (22), Corujazz, Balaio de Palha e Marcelo Gross estiveram entre os nomes que animaram a festa.

No domingo (23) os shows musicais ficaram por conta de Ultramen, Pata de Elefante e Luciano Leães e The Big Chiefs. No fim da tarde, o público prestigiou ainda O Fabuloso Concerto d'Amélie Poulain.

Além de música, a programação incluiu dança, exposições de arte, museus abertos, feiras de artesanato, opções gastronômicas e cervejas artesanais.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual