Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo VIDAS SALVAS

Morador de Novo Hamburgo resgata quatro filhotes de gambá em rua do bairro Guarani

Mãe dos animais foi encontrada morta. Flávio Silva Domingues, de 68 anos, conta que filhotes tentavam mamar no cadáver

Por Ubiratan Júnior
Publicado em: 26.12.2022 às 22:13 Última atualização: 26.12.2022 às 22:24

Quatro filhotes de gambá foram resgatados por um morador de Novo Hamburgo na tarde desta segunda-feira (26). Flávio Silva Domingues, de 68 anos, conta que nesta manhã, sua esposa e a filha saíram para caminhar na rua onde moram no bairro Guarani e viram o corpo de uma gambá na via. À tarde, por volta das 15 horas, ele decidiu ir recolher o animal para enterrá-lo, mas se deparou com os filhotes em volta da mãe, que estava sem vida. Ele relata que os animais tentavam mamar na fêmea. 


Sensibilizado, o homem foi até sua casa e pegou uma caixa de papelão para resgatar os filhotes. Como não sabe se a mãe deles foi atropelada ou morta por alguém, Domingues quis tirar os animais daquele local para que nada acontecesse com os filhotes, e as suas vidas fossem preservadas. Os gambás foram alimentados com seringas contendo leite. Além disso, os filhotes comeram pedaços de bananas.

Preocupados com a segurança dos gambás, Flávio e a família tentaram contatar a Prefeitura para que pudessem auxiliar na devolução dos animais à natureza. No entanto, não conseguiram contato por telefone. A reportagem contatou a titular da Diretoria de Proteção Ambiental (DPA) do Município, Maya Ruschel, que falou com a família por telefone e combinou que a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) realizará a busca dos animais na manhã desta terça-feira (27). Eles serão levados para o Parcão de Novo Hamburgo.

Maya pede para que a população não maltrate e nem mate animais silvestres. No caso de encontrá-los, a orientação é ligar para a DPA pelos telefones (51) 3097-1990 ou (51) 3524-0356. Além disso, também é possível contatar o plantão pelo telefone (51) 99645-7266. Durante o verão, os horários de atendimento são: às segundas-feiras, das 12 às 18 horas, de terças a quintas-feiras, das 9 às 18 horas, nas sextas-feiras, das 8 às 12 horas, e das 19 às 23 horas. Em sábados e domingos, das 12 às 23 horas.

“Sempre podem nos ligar, sempre, qualquer tipo de animal silvestre que encontrar, pode nos telefonar. Na verdade, a gente sempre pede se a pessoa leve até o Parcão, mas se a pessoa não tem como, a gente acaba buscando”, esclarece a diretora.

Não é a primeira vez

Em setembro de 2015, seu Flávio e a esposa resgataram 10 filhotes de gambá no pátio da casa onde moram. Na ocasião, a mãe dos animais foi morta por um dos cachorros da família. Eles acreditam que as árvores frutíferas na residência tenham atraído os gambás. A Semam também fez o resgate dos animais, que passaram por cuidados e foram devolvidos à natureza.

A família conta que, na época, após a história ser divulgada pela reportagem do Jornal NH, muitas pessoas disseram a eles que deixaram de matar gambás e passaram a cuidá-los e a devolvê-los para o seu habitat. 

Animais silvestres resgatados em Novo Hamburgo em 2022

  • 442 aves entre resgate e apreensão (espécies muito variadas);
  • Mais 50 gambas entre adultos e filhotes;
  • 13 quelônios;
  • 03 cacheiros e 01 hedgehog;
  • 01 iguana;
  • mais de 50 caixinhas levadas por pessoas que encontram animais caídos de ninho ou machucados;
  • 03 primatas.

*Dados divulgados pela pasta de Proteção Animal em 26 de dezembro de 2022.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual