Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo BAIRRO SÃO JOSÉ

Bombeiros voltam nesta segunda-feira à fábrica que pegou fogo na RS-239, em Novo Hamburgo

Fepam diz que não houve contaminação no local do incêndio; perícia do IGP deve ser feita hoje

Publicado em: 13.02.2023 às 13:10 Última atualização: 13.02.2023 às 15:07

Após horas de combate e rescaldo das chamas entre o sábado e o domingo, o Corpo de Bombeiros de Novo Hamburgo retornou na manhã desta segunda-feira (13) ao prédio da Prestart Indústria e Comércio de Componentes para Calçados. O trabalho da corporação, que teve início no final da tarde de sábado, seguiu ontem até as 19h55. 

O comandante operacional do Corpo de Bombeiros de Novo Hamburgo, Everton Machado da Silva, diz que, hoje, a operação foi das 6h45 às 11h50.

Rescaldo do incêndio dos bombeiros na Prestart na segunda-feira
Rescaldo do incêndio dos bombeiros na Prestart na segunda-feira Foto: Susi Mello/GES-Especial


Nesta manhã, quem estava fora do prédio, localizado na RS-239, no bairro São José, ainda conseguia ver e sentir o forte cheiro da fumaça.


"A caloria era bastante por conta do material plástico e como o teto caiu durante o incêndio, não tivemos logo acesso direto ao material queimado, o que foi possível hoje. No entanto, mesmo com o rescaldo, a caloria pode retornar, mas não oferece gravidade", explica.

O comandante operacional explicou que, na manhã desta segunda-feira, havia uma guarnição de Ivoti colaborando com o serviço. Ele destaca que depois do incêndio houve o revezamento nos trabalhos. Já estiveram no local, equipes de Novo Hamburgo, Estância Velha e Ivoti.

"O revezamento ocorre para não desgastar somente uma equipe e conseguir manter o socorro nas demais cidades. Fomos revezando porque [a ação] perdurou por várias horas", descreve.

Sem contaminação

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler (Fepam), por sua vez, informou hoje que não houve contaminação por conta do incêndio. O órgão estadual que deslocou uma equipe de técnicos no domingo (12), acrescentou que informou a situação à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam). 

O órgão municipal esclarece que técnicos da secretaria vão ao local nesta segunda-feira e realizarão uma vistoria, acompanhando toda a situação. "Em caso de necessidade, notificações poderão ser realizadas", disse a Semam por meio de nota.

A direção da empresa ainda não se pronunciou oficialmente sobre o ocorrido.

Perícia

O Instituto-Geral de Perícia (IGP) diz que a análise vai ser feita hoje (segunda) à tarde, pela Seção de Incêndio, do Departamento de Criminalística. Segundo o órgão, os peritos especializados só podem iniciar o trabalho depois da liberação dos bombeiros.

Empresa ao lado aguarda próximos passos

Calçados Sommavilla, localizada ao lado da Prestart, teve a parede de divisa com a Prestart atingida pelas chamas. O diretor Vanderlei Sommavilla conta que, na manhã desta segunda-feira (13), seus 180 funcionários foram dispensados "até segunda ordem" e que aguarda análise dos fatos pelos órgão para ver se terá interdição parcial da empresa.

"Estamos esperando a perícia de Porto Alegre, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros analisarem os fatos", relata.


Sindicato dos trabalhadores aguarda contato

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Calçados de Novo Hamburgo, Jaqueline Erthal, conta que, na manhã desta segunda-feira (13), a direção reuniu-se com os funcionários da empresa.

"Estamos aguardando contato para uma reunião com os responsáveis da empresa para verificar como ficará a situação dos funcionários. Como a empresa foi totalmente destruída, queremos saber se pretendem abrir em outro local ou se os funcionários serão demitidos. Em caso de demissão, queremos também acompanhar."

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual