Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo ABASTECIMENTO

Novo Hamburgo começa nova etapa da substituição de redes de água

Retomada da ação ocorre no bairro Vila Rosa e prevê a troca de 20 quilômetros de redes de abastecimento de água ao longo de 2023

Publicado em: 14.02.2023 às 17:45

A Comusa - Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo, deu início na última semana a mais uma etapa do programa de substituição de redes no município. A retomada da ação ocorre no bairro Vila Rosa e prevê a troca de 20 quilômetros de redes de abastecimento de água ao longo de 2023. Na manhã desta terça-feira (14) o trabalho se concentrava rua 24 de Maio.


As obras têm investimento de R$ 6.232.176,31, com recursos próprios da Comusa. Sendo que R$ 2 milhões são parte dos recursos que garantiram a retomada do programa, repatriados pela Caixa Econômica Federal, em dezembro do ano passado.

Na primeira etapa da retomada, o bairro Operário também receberá a instalação de novas redes, que consiste na troca das tubulações de ferro e fibrocimento por Polietileno de Alta Densidade (PEAD), um material mais resistente e durável. “São obras importantes para a melhoria constante do abastecimento, principalmente nessa região que tinha tubulações de 40, 50 anos e sofria com falta de pressão, o que dificultava o abastecimento”, explica o vice-prefeito de Novo Hamburgo e diretor-geral da Comusa, Márcio Lüders.

A substituição, conforme Lüders, irá melhorar o abastecimento na região, aumentará a pressão da água nas torneiras e também reduzir os rompimentos e vazamentos. "Além de qualificar e modernizar o abastecimento de água, a troca de redes vai trazer ao departamento mais agilidade na manutenção de vazamentos e instalação de ligações, redução no tempo de atendimento e das perdas de água e diminuição da área a ser desabastecida durante a execução de serviços na região", detalha.

Outra mudança na implementação do novo sistema está a mudança das tubulações das ruas para as calçadas. “Vai facilitar a intervenção das equipes de obras quando for necessário realizar o reparo, sem afetar o trânsito”, completa, destacando que desde 2017, já foram substituídas cerca de 50% dos mais de 900 quilômetros de redes antigas em Novo Hamburgo.

Após a conclusão das obras nos bairros Vila Rosa e Operário -prazo de execução de 30 dias-, os bairros Santo Afonso e Canudos também receberão melhorias.

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual