Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo TRÂNSITO

Pedestres reclamam de insegurança ao cruzar entre as ruas Marcílio Dias e Bento Gonçalves

Drama dos semáforos para pedestres divide opiniões entre quem caminha pelo local

Publicado em: 24.04.2023 às 18:26

Esperar cerca de um minuto e meio para atravessar a rua em pouco menos de 12 segundos. Essa é a reclamação dos pedestres que circulam entre as travessias das ruas Marcílio Dias e Bento Gonçalves, em Novo Hamburgo. No local, há quatro sinaleiras para os carros e quatro semáforos para os pedestres e a dinâmica vem dividindo opiniões de quem passa pelo trecho caminhando.

Pedestres reclamam do pouco tempo para fazer a travessia entre as ruas Marcílio Dias e Bento Gonçalves
Pedestres reclamam do pouco tempo para fazer a travessia entre as ruas Marcílio Dias e Bento Gonçalves Foto: Júlia Taube/GES Especial

As sinaleiras para veículos estão instaladas em ambos os sentidos da Rua Marcílio Dias, tendo a Rua Bento Gonçalves cruzando a via, funcionando em quatro tempos. Neilda Adriana da Silva, 51, trabalha em um estabelecimento próximo ao local e conta que precisa fazer a travessia todos os dias. Ela descreve o trajeto como “complicado”. “A gente aguarda muito tempo para conseguir atravessar a rua e é pouco tempo para travessia. Eu já ajudei muita gente a atravessar, porque quem é mais idoso caminha mais devagar”, diz ela.

A reportagem foi até o local e constatou que os quatro semáforos para pedestres abrem simultaneamente. Porém, três deles permitem a passagem de pessoas por, aproximadamente, 12 segundos, até fechar novamente. Já o quarto semáforo, localizado na Rua Bento Gonçalves, fica aberto cerca de um minuto para que pedestres atravessem a via.

O processo de passagem dos carros leva, em média, um minuto e meio. Esse é o mesmo período de tempo que o pedestre precisa aguardar para passar de uma calçada para a outra, onde as sinaleiras ficam abertas por menos tempo. Durante os 40 minutos que a reportagem ficou no trecho, flagrou diversas pessoas arriscando as próprias vidas para fazer a travessia com o sinal vermelho para pedestres.

Pedestres reclamam do pouco tempo para fazer a travessia entre as ruas Marcílio Dias e Bento Gonçalves
Pedestres reclamam do pouco tempo para fazer a travessia entre as ruas Marcílio Dias e Bento Gonçalves Foto: Júlia Taube/GES Especial

A servidora notarial Lilian Barreto, 65, também caminha pelo trecho todos os dias e, na visão dela, o problema está na falta de paciência. “As pessoas precisam aprender a esperar. Não é todo mundo ser atendido a hora que quer. Para mim está funcionando perfeitamente as sinaleiras da forma que estão”, relata.


Contatada, a Prefeitura de Novo Hamburgo informou em nota que para a implantação de um tempo de sinaleira para travessia de pedestres, a Diretoria de Trânsito (Ditran) faz avaliações pontuais de cada caso em específico. No caso deste cruzamento, “a Ditran analisou o local para a implementação dos tempos das sinaleiras. Qualquer mudança que se realizar nos tempos das sinaleiras daquele trecho irá impactar em todo sistema semáforo no entorno do cruzamento”.

Ainda em nota, a Prefeitura garantiu que “o tempo de 12 segundos é o mínimo estabelecido no município, respeitando o Manual Brasileiro de Sinalização Semafórica. A Ditran destaca que nada impede que uma nova avaliação seja feita no trecho, e na medida possível, irá adequar a situação de segurança e a fluidez do trânsito no local”.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual