Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo CONFIRA COMO DESVIAR

Aferição do Inmetro em radares de Novo Hamburgo afeta o trânsito nesta segunda-feira

Trecho em torno da Rótula do Pio XII fica interrompido durante os testes, que ocorreram durante a manhã e ocorrerão também à tarde

Publicado em: 05.06.2023 às 11:24 Última atualização: 05.06.2023 às 16:19

O trânsito na Rótula do Pio XII foi bloqueado parcialmente na manhã desta segunda-feira (5) em Novo Hamburgo. O motivo é que o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) realiza aferição anual dos controladores eletrônicos de trânsito (radares). A Prefeitura informa que em julho do ano passado ocorreram aferições.

Ao todo são cinco equipamentos no entorno da Praça João XXIII. A técnica em Metrologia e Qualidade do Inmetro no Estado, Dionara Carbone, prevê que as aferições poderão ocorrer à tarde também, já que há necessidade de liberar o trânsito na saída e entrada dos estudantes da escola (Pio XII). Os testes encerram às 13 horas de segunda-feira. 


O trânsito em torno da rótula fica interrompido durante os testes. A Guarda Municipal está no local controlando os acessos desse trecho, como a Nicolau Becker, fechada na Rua Magalhães Calvet e a Nações Unidas interrompida na Rua Joaquim Nabuco. Quem desce a José do Patrocínio, no sentido bairro-Centro, pode acessar a Nações Unidas e a Rua Pelotas, em direção ao Bourbon Shopping.

Nesta segunda-feira devem ser aferidos os dois equipamentos na Avenida Nicolau Becker, dois na Nações Unidas e um na Rua José do Patrocínio. Na terça-feira, informa a Prefeitura, serão aferidos os dois equipamentos na Avenida Nações Unidas com a Rua Tapes e um equipamento na Rua Guia Lopes, próximo à Estrada da Integração Leopoldo Petry.

O teste

Segundo Dionara, uma vez ao ano o Inmetro precisa aferir os equipamentos para verificar se ele está medindo corretamente. "O veículo do Inmetro passa em velocidade de infração, ou seja, acima da velocidade da via. Temos um padrão dentro do carro que comparamos a velocidade do padrão com a velocidade que o medido deu", explica.

Os cinco testes em cada um dos equipamentos são feitos pelos técnicos do Inmetro.

Depois a empresa que realiza a manutenção dos controladores (Velsis Sistemas e Tecnologia) envia as imagens para o Inmetro, porque será gerada uma infração para as comparações. O Inmetro, posteriormente, emite o certificado para a empresa da manutenção, que repassará o resultado para a Prefeitura.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual