Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo CULTURA

27ª edição do Festival de Esquetes começa nesta quinta-feira

Evento ocorre de 8 a 11 de junho, no Teatro Paschoal Carlos Magno, no Centro de Cultura

Publicado em: 08.06.2023 às 05:00

A 27ª edição do Festival de Esquetes, que começa nesta quinta-feira (8), vai movimentar o palco do Teatro Paschoal Carlos Magno, no Centro de Cultura de Novo Hamburgo. De 8 a 11 de junho, a partir das 20 horas, os grupos apresentarão peças com o tempo máximo de 25 minutos, em duas categorias: profissional e amador. O apoio é da Secretaria de Cultura (Secult) de Novo Hamburgo, com produção da ParaNóia Produções Artísticas.


"Sonho de Voar", vencedora profissional do ano passado
"Sonho de Voar", vencedora profissional do ano passado Foto: Divulgação

O festival terá nove grupos concorrendo e dois convidados, que se apresentarão durante o evento. "Liberdade de Expressão" e "Sonho de Voar" são vencedores do Festival do ano passado. Já na categoria profissional, concorrem as peças: "O Julgamento", "Segundos", "Amanhã foi um lindo dia e ontem será maravilhoso" e "Monólogo do Luke". Na categoria amador: "Histórias do Tempo", "Soul", "Os Ninguéns", "O que seria...mas não fo"’, "Segundos", "Os Amantes" e "Asas à Imaginação".

Participam da edição deste ano as cidades de Porto Alegre, São Leopoldo e Viamão. “Apesar do número pequeno de esquetes nesta edição, a qualidade dos trabalhos está muito boa. É uma expectativa boa para nós. São apenas algumas cidades que participam, mas os grupos estão mais conscientes e mais fortes”, diz Luis Fernando Rodembuch, diretor, ator e coordenador do Festival.

Debates

Depois das apresentações, no domingo à noite, acontecem os debates sobre os espetáculos, que participam os grupos, jurados e também o público. ”Os jurados são profundos conhecedores dos trabalhos” enfatiza Rodembuch. De acordo com o diretor, no domingo à noite serão anunciadas novidades no festival. “Uma das coisas boas será em relação à questão financeira. Os vencedores são contratados pela Secult, como premiação”.

As apresentações incluem temáticas sociais e diferentes uns dos outros. “Numa mesma noite é possível assistir três a quatro espetáculos totalmente distintos. Este ano, com essa particularidade, os temas abordados são diferenciados e muito bacanas”, explica Rodembuch. Quem quiser assistir, pode garantir o ingresso na hora, com o valor de 20 reais.

Premiação

O Festival premiará de cada categoria o melhor espetáculo, melhor ator e atriz, melhor ator e atriz coadjuvante, melhor diretor, melhor texto, melhor texto adaptado e prêmios especiais do júri e júri popular, além dos prêmios técnicos – figurino, trilha sonora, iluminação, maquiagem e cenário.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual