Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo TRANSTORNOS

CICLONE EXTRATROPICAL: Famílias desalojadas, bairros alagados e outros efeitos da chuva em Novo Hamburgo; confira

Chuva e vento devem seguir até a metade do dia; veja fotos e vídeos da situação na manhã desta sexta-feira

Publicado em: 16.06.2023 às 09:08 Última atualização: 16.06.2023 às 09:25

Os efeitos do ciclone extratropical que atinge o RS causam diversos transtornos na região na manhã desta sexta-feira (16). A chuva e o vento devem seguir até a metade do dia.

Segundo balanço da Defesa Civil, nas últimas 12 horas choveu 205 milímetros, um dos maiores volumes históricos em tão pouco tempo, acima da média de precipitação para todo o mês, que é de 140 milímetros. O nível do Rio dos Sinos subiu 3,2 metros em 24 horas, alagando praticamente todo o bairro Santo Afonso e parte do bairro Canudos, principalmente a Vila Kipling.

Seis famílias estão desalojadas. Elas foram acolhidas na Base de Ações Comunitárias Integradas (BACI) Santo Afonso, na Rua Buenos Aires, e em casa de familiares. Algumas escolas municipais também podem ser utilizadas como alojamento à medida que for necessário.

As aulas foram suspensas e ruas às margens de arroios foram alagadas. A Defesa Civil informa que, ao todo, quatro bairros estão alagados no Município. 


Além de Canudos e Santo Afonso, os bairros com áreas alagadas são Liberdade e Industrial, segundo o chefe da Defesa Civil de Novo Hamburgo, Arci Fetter Júnior.

Moradores chegaram a relatar que a casa de bombas não havia sido ligada, contudo, Fetter explica que o equipamento está em operação desde a tarde de quinta-feira. "O que compromete é o elevado volume de chuva", destaca.

VEJA TAMBÉM: Confira as principais notícias deste início de manhã de muito transtorno em toda a região

Transtornos

O arroio Luiz Rau foi um dos que transbordou em Novo Hamburgo e a água invadiu a Avenida Nicolau Becker em alguns pontos. Um caminhão ficou ilhado na via.

Na Rua Borges de Medeiros, no Rio Branco, carros ficaram submersos. A rua está bloqueada na altura do número 293. 

Uma árvore que ficava no pátio de uma residência na Rua Ribeiro de Almeida, em Hamburgo Velho, caiu, bloqueando a via. Quatro postes ficaram comprometidos no local, um deles, inclusive, na Rua General Osório.

Alagamentos também afetam o bairro Lomba Grande. O presidente da Associação de Moradores do Alto do Morro dos Bois (AMAMB), Edson Miranda da Silva, registrou a situação na localidade de Morro dos Bois.

Em caso de emergência, os contatos da Defesa Civil são:

Das 8h às 17h: 3587-7863 e 3097-9408

Nos outros horários: 98013-9178, 98058-9979, 99707-9954, 99920-8131 e 99467-6568

Bombeiros: 193


Aulas

As aulas foram canceladas na rede municipal de ensino de Novo Hamburgo nesta sexta-feira. Em nota, a Prefeitura afirma que a "medida abrange toda a rede principalmente pelo fato de muitos professores e servidores de escolas residentes em outras cidades não estarem conseguindo chegar ao trabalho".

Também cita que muitas escolas servem como ponto de alojamento conforme o plano de ação já estabelecido pela Defesa Civil para situações como esta.

"A Secretaria Municipal de Educação orientou que alguém da equipe diretiva permaneça nas escolas para acolher algum aluno que chega e/ou comunicar as famílias. Além disso, algumas escolas municipais poderão se tornar pontos de alojamento de famílias que tiverem suas casas alagadas."

O comunicado ainda diz que a prefeita Fatima Daudt confere a situação na cidade.

Canudos pode ficar sem água

A Comusa - Serviço de Água e Esgoto de Novo Hamburgo informou nesta manhã que o rompimento de rede de água no bairro Canudos pode afetar o abastecimento no local. A situação está sendo monitorada para identificar o rompimento e providenciar o conserto.

Atendimentos de saúde

Os atendimentos na rede básica de saúde seguem em funcionamento, mas alguns serviços podem ser afetados nas unidades. Um dos casos é na unidade Getúlio Vargas, em Canudos, que teve atendimento suspenso.

De acordo com a Prefeitura, "em razão da redução no número de servidores reduzidos já que muitos que residem em outras cidades estão com dificuldades para chegar ao trabalho". 

Doações

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social solicita a doação de cobertores, casacos e sapatos. Os donativos podem ser entregues no Centro Administrativo Leopoldo Petry e outros pontos de coleta da Campanha do Agasalho. Confira os pontos de coleta.

Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual