Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo APÓS CICLONE EXTRATROPICAL

Decreto de situação de emergência em Novo Hamburgo é reconhecido pelo governo federal

Reconhecimento foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, onde também constaram decretos de outras seis cidaders gaúchas

Publicado em: 03.07.2023 às 18:33 Última atualização: 03.07.2023 às 22:07

Novo Hamburgo teve, nesta segunda-feira (3), o decreto de emergência reconhecido pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional em publicação no Diário Oficial da União. O decreto foi expedido em razão do ciclone extratropical que atingiu a cidade entre os dias 15 e 16 de junho e provocou inundação principalmente nos bairros Santo Afonso, Canudos e Lomba Grande.

Também tiveram seus decretos reconhecidos nesta segunda, Capão da Canoa, Dom Pedro de Alcântara, Maratá, Riozinho, Alto Feliz e Lindolfo Collor.  Desde a ocorrência do desastre, 48 municípios gaúchos já obtiveram o reconhecimento federal de situação de emergência. A cidade de Maquiné, por sua vez, teve reconhecido o estado de calamidade pública. Veja aqui a lista completa de municípios.

Bairro Santo Afonso | Jornal NH
Bairro Santo Afonso Foto: Júlia Taube/GES Especial


Publicidade
O reconhecimento da situação de emergência atesta a necessidade do Município em atender as comunidades atingidas, com abrigamento, distribuição de alimentos, colchões, materiais de limpeza, e também no recolhimento de entulhos.

Na próxima semana, a Defesa Civil de Novo Hamburgo deve concluir o cadastro detalhado da Caixa Federal para a liberação de recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para moradores que foram atingidos pelo ciclone. Após a finalização do cadastro, o banco irá informar sobre como deverá ocorrer a liberação do valor.

Já a partir desta terça-feira (4), a Defesa Civil disponibilizará um contato para que as pessoas possam tirar dúvidas quanto a questão do FGTS. Por meio deste número, também poderá ser solicitado outros documentos que envolvem o órgão, como pedido de emissão da declaração de área ou casa atingida pela enchente.

O número para contatar a Defesa Civil por WhatsApp e fazer tais solicitações é 51 3587-7863.

Stefany Rocha

Entre em contato com
Stefany Rocha

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual