Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo TALENTO GAÚCHO

TAY CAMARA: De intérprete gauchesca a apresentações na igreja, conheça a hamburguense finalista do The Voice Kids

Muito elogiada por seu repertório vasto, a moradora do bairro Lomba Grande, em Novo Hamburgo, coleciona troféus e composições autorais

Publicado em: 03.07.2023 às 17:29

Dona de uma voz marcante, de um carisma inconfundível, de uma autenticidade que impressiona e que, ainda adolescente, domina o palco como uma verdadeira artista. A hamburguense Tayla Camara, de 14 anos, é a mais nova representante do Rio Grande do Sul na grande final do The Voice Kids 2023, da Globo. Mas apesar da pouca idade, ela já cultiva, além do talento, uma carreira recheada de títulos, de muito trabalho e persistência.


Tay Camara, 14 anos, cantou Sailing, de Rod Stewart | Jornal NH
Tay Camara, 14 anos, cantou Sailing, de Rod Stewart Foto: Reprodução/Globoplay

Moradora do bairro Lomba Grande e estudante do 9° da Escola Municipal de Ensino Básico (Emeb) Bento Gonçalves, Tay, como é carinhosamente chamada, começou na música de forma espontânea e logo cedo, aos 6 anos. A menina que cantarolava e criava suas letras como forma de brincar encontrou na música sua paixão.


Publicidade
Quem observa a desenvoltura da adolescente no palco do programa dominando os mais diferentes estilos musicais não imagina a trajetória de Tay. Assim como muitos brasileiros, a menina nasceu em uma família que nada tinha relação com o cantar. A Comunidade Evangélica Luterana de Lomba Grande foi o primeiro local onde a cantora soltou a voz, ainda de forma amadora e sem pretensão, aos 7 anos.

Foi com um microfone à disposição para a diversão dos pequenos durante uma atividade de recreação da igreja que a extrovertida Tay decidiu cantar. De acordo com o pastor jubilado Heitor Joerci Meurer, 72, pastor da comunidade na época, a voz dela impressionou.

“Eu disse para a minha esposa que ela estava muito afinada. Deixamos ela cantar. Nas outras músicas quando a gente ia cantar a gente dizia para ela vir ajudar. Ela gostou da ideia e a gente acabou estimulando para que ela cantasse em outros eventos”, explica ele.

Tay de casaco rosa e botas pretas em 2014, durante uma apresentação de canto na Comunidade Evangélica da Lomba Grande | Jornal NH
Tay de casaco rosa e botas pretas em 2014, durante uma apresentação de canto na Comunidade Evangélica da Lomba Grande Foto: Acervo pessoal/Heitor Meurer

Daquele momento para frente a música ficou cada dia mais presente no seu dia-a-dia. Tay passou a integrar o grupo de canto Som da Lomba e fazer apresentações em datas comemorativas. “Na igreja foi o impulso de dizer canta, de perder o medo. Em nenhum momento alguém disse disse não. Isso foi muito legal”, relembra Heitor, orgulhoso.

Mas foi pela sua vertente tradicionalista que Tay seguiu sua carreira logo em seguida. Seguindo os passos dos pais, Tay era integrante da invernada do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) M’Bororé, de Campo Bom. Aos 8 anos, ela começou a fazer aulas de canto e na dança, ela passou a fazer também o intérprete vocal, cantando em rodeios e em eventos da entidade.

“Em 2019, a gente fez uma coreografia da invernada e nessa coreografia, ela também cantava. É um talento da casa que a gente tem muito orgulho”, conta a patroa do CTG, Karen Ferreira.

Composições autorais

Depois de ter uma inscrição negada para o programa de 2022, a gaúcha chega a final colecionando aplausos dos técnicos do The Voice Kids em todas as suas apresentações. Mas além da voz potente, Tay é também compositora. Aos 10 anos, durante a pandemia, a hamburguense buscou se aprimorar no meio musical.

Durante sua apresentação nas audições às cegas do The Voice, Tay revelou que já soma 25 canções compostas e autorais. “Ela é extremamente dedicada e disciplinada. Ela Tem muita referência musical e ouve muita música em casa, o que é importantíssimo”, revela o professor de canto de Tay, Willian Varela, que acompanha a menina há cerca de três anos. Segundo ele, as aulas ocorrem uma vez por semana, mas os treinos em casa foram essenciais.

Dedicação e empenho que resultaram, não só na vaga para a final do programa, como também em troféus. Em festivais, a moradora de Lomba Grande se consagrando campeã na categoria nacional juvenil do 2° Festival Nacional Gargantas de Ouro, campeã no 1º Barra Gospel da Canção, vice-campeã no 7º Acampamentinho da Canção Nativa e vice-campeã na III etapa do Festival Nacional de Cultura Gaúcha.

Torcida preparada

Apesar de seus cerca de 7 anos de carreira, mesmo tão nova, Tay se mostra uma criança feliz por tudo o que tem vivido. A forma extrovertida, divertida e comunicativa são marcas registradas de Tay. A patroa do CTG M’Bororé assegura que “mostra ali [no programa] é a essência dela”.

Para o pastor Heitor, o espírito amigo e querido da hamburguense são suas marcas registradas. “Ela é, de fato, muito querida, muito dada e ela sabe do potencial dela, mas continua sendo uma menina, uma adolescente querida e amiga de todo mundo”.

Para se consagrar campeã do The Voice Kids, Tay precisa contar com o apoio dos gaúchos. A final será no próximo domingo (9), durante um programa ao vivo e contará com voto popular. Mesmo que a votação só ocorra no dia da apresentação durante o programa, o cadastro para votar já pode ser feito neste link.

Júlia Taube

Entre em contato com
Júlia Taube

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual