Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo Novo Hamburgo

Pensando Novo Hamburgo colabora com os motoboys

Entrega simbólica busca incentivar motofretistas a realizarem o curso

Publicado em: 28.07.2023 às 03:00

Novo Hamburgo - Em homenagem ao Dia do Motociclista, celebrado na quinta-feira (27), o Pensando Novo Hamburgo em parceria com o E-Club, do Rotary, realizou a entrega simbólica de um equipamento obrigatório para os profissionais que se habilitaram através do curso de motofrete.

A iniciativa surgiu como uma forma de incentivar os motofretistas a realizarem o curso especializado de motofrete para exercer a profissão, já que em maio deste ano o assunto repercutiu entre a categoria e a Guarda Municipal de Novo Hamburgo, que, durante uma fiscalização, apreendeu motocicletas e solicitou a habilitação especial dos motoboys.

Para o delegado sindical do Sindicato dos Motociclistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindimoto/RS) Douglas Benites, o Pensando Novo Hamburgo foi solidário com a categoria pelos ocorridos na cidade. "O objetivo era entregar as antenas para os trabalhadores e trabalhadoras que procuraram se profissionalizar", afirma.

"Motivados com aquela questão polêmica, sobre a situação dos motociclistas e motofretistas de Novo Hamburgo, o Pensando Novo Hamburgo sempre se mobiliza em cima de alguma atividade que seja possível implementar. A partir de hoje, nós iremos começar, junto com o Sindimoto, uma entrega ordenada para aqueles que forem se capacitando", diz Rosana Oppitz, coordenadora do movimento.

A ação ocorreu no receptivo da Praça do Imigrante e contou com a presença derepresentantes da Secretaria Municipal de Segurança, da diretoria de Transportes e representantes do Sindimoto/RS.

Formação

Desde que foi solicitado o curso para os motoboys, Benites diz que a situação encontra-se de forma muito dinâmica e em ação conjunta com o CFC Caberlon, de São Leopoldo, um dos únicos que ofereceu a possibilidade da profissionalização. "Agora está muito de boa [a relação]. O conflito que tínhamos com a fiscalização já passou. Agora é o momento de quem trabalha com com tele se profissionalizar, e para incentivar isso, são importantes ações como essa do Pensando Novo Hamburgo em apoio a entidade sindical", destaca.

Manifestação da categoria reivindicou a oferta do curso

Até agora, cerca de 72 motoboys procuraram o CFC para se profissionalizar. Jessé Calebe, morador de Novo Hamburgo e também representante do Sindimoto, relata que a procura foi muito baixa em relação ao número de motofretistas da cidade, que são cerca de 2 mil. "Foram fechadas três turmas no Caberlon. Como não tem em Novo Hamburgo, os motoboys daqui estão esperando o curso vir para o município."

Valter Ferreira, presidente do Sindimoto, explica que todas as negociações foram feitas envolvendo a Câmara de Vereadores e o Sest Senat, já que o curso existia apenas em São Leopoldo. Conseguiram, inclusive, diminuir o valor do curso. De acordo com o presidente, outros CFCs já estão interessados em disponibilizar a formação. "A Câmara vai ceder o espaço, uma sala para mais ou menos 30 pessoas, e aquele estacionamento em frente a Câmara será utilizado para fazer a prática", menciona Ferreira.

A previsão é que o curso inicie em 1º de agosto. "Eu sempre peço, para aqueles que queiram, que o melhor caminho é seguir a lei. Que façam o curso, que comprem os equipamentos e que cumpram as regras. Será mais vantajoso e valoroso em termos de ganho. Agora, aqueles que não quiserem cumprir, não reclame das autuações, motos recolhidas, por estar descumprindo a regra", alerta o presidente do Sindimoto/RS.

Laura Rolim

Entre em contato com
Laura Rolim

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual