Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | País Nas refinarias

Petrobras aumenta preço da gasolina e litro já tem alta de 7,3% no mês

O repasse ou não do aumento para os consumidores finais fica a critério das distribuidoras e postos

Publicado em: 27.09.2019 às 10:50 Última atualização: 27.09.2019 às 14:41

Foto por: JP Gusmão/Rádio ABC
Descrição da foto: Preço da gasolina pode subir nos próximos dias
A Petrobras elevou, nesta sexta-feira (27), mais uma vez o preço da gasolina nas refinarias. O reajuste ficou em 2,53%, de acordo com informações do site da estatal. Na semana passada, a empresa já havia aumentado em 3,5% o preço do litro da gasolina. No início do mês, a Petrobras também havia reajustado em 1,33% o litro do combustível. Com isso, a alta em pouco mais de 20 dias já chega a 7,36%. 

O aumento na semana passada veio mesmo após comunicado da empresa avisando que não haveria repasse imediato devido à crise gerada no mercado internacional com os ataques a campos de petróleo da Arábia Saudita. 

O repasse ou não do aumento para os consumidores finais fica a critério das distribuidoras e postos. O aumento da Petrobras é válido para as refinarias. 

Segundo a última pesquisa divulgada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o preço médio da gasolina nos postos no Brasil, na semana terminada no dia 21 de setembro, ficou em R$ 4,317, alta de 0,16% frente à semana anterior.

Por que aumentou?

A Petrobras não justificou o aumento, mas, além do preço do petróleo, a estatal também considera o dólar como fator para ajuste de valores dos combustíveis. O câmbio, no entanto, está praticamente estável no acumulado da semana. Nos últimos dias, os contratos futuros da gasolina negociados nos Estados Unidos tiveram queda de cerca de 2%.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.