Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | País Recursos

Vale do Sinos deve receber 34 milhões de reais da nova partilha do pré-sal

Senado aprovou texto-base que garante recursos para estados e municípios

Publicado em: 15.10.2019 às 21:47 Última atualização: 15.10.2019 às 21:52

Distribuição de recursos do pré-sal foi debatida no Senado Foto: Divulgação
O Senado aprovou há pouco, com unanimidade de 68 votos, o texto-base do PL 5.478/2019, que garante a distribuição a estados e municípios de parte do bônus de assinatura do leilão dos campos do pré-sal considerados excedentes ao previsto na cessão onerosa feita à Petrobrás. O projeto havia sido aprovado na parte da manhã pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Os senadores ainda debatem destaques feitos à matéria.

O projeto destina 30% do que a União arrecadar no leilão aos entes federados. Estados e Distrito Federal ficarão com 15% — ou R$ 10,9 bilhões, se todos os campos forem leiloados — e municípios receberão os outros 15%. O rateio entre as prefeituras seguirá os critérios do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que considera parâmetros como a desigualdade regional e a renda per capita para beneficiar as populações com menor índice de desenvolvimento.

Aprovado no Senado, o texto segue para sanção presidencial.

Recursos para cidades do Vale do Sinos

As cidades de Araricá, Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti, Morro Reuter, Nova Hartz, Novo Hamburgo, Presidente Lucena, Sapiranga e São Leopoldo devem obter recursos, conforme a Confederação Nacional de Municípios.

Para a região serão destinados 34 milhões de reais dos recursos do pré-sal. As cidades de Novo Hamburgo e São Leopoldo têm estimativa de receber cerca de R$ 7,3 milhões cada.

(Com informações da Agência Senado)

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.