Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | País Saúde em alerta

Brasil tem um caso confirmado de coronavírus e outros 20 suspeitos

Nenhum dos casos em análise para o novo vírus estão no Rio Grande do Sul

Por Micheli Aguiar
Publicado em: 26.02.2020 às 12:17 Última atualização: 26.02.2020 às 20:03

Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, confirmou na manhã desta quarta-feira (26) que o Brasil trata o primeiro caso de coronavírus no Brasil. O exame de contraprova, realizado em tempo recorde pelo laboratório de referência nacional, Instituto Adolfo Lutz (IAL), confirmou a presença do vírus no morador de São Paulo, de 61 anos. Ele veio da Itália e deu entrada no Hospital Albert Einstein, também na capital paulista. 

O ministro afirmou ainda que em questão de status sanitário, nada muda, pois o Brasil já havia antecipado o decreto de emergência em saúde pública em 4 de fevereiro. 

Sobre o estado de saúde do homem, o secretário estadual de Saúde de São Paulo, José Henrique Germann Ferreira, afirmou que ele não corre risco. "Ele está bem, em isolamente domiciliar junto com a sua família. Não tendo mais sintomas, ele volta a sua vida normal", afirmou. 

Ferreira afirmou ainda que São Paulo monitorará pessoas chegadas de todos os 16 países que têm casos de coronavírus confirmadas e com mortes. 

Brasil tem 20 casos suspeitos de coronavírus

O secretário-executivo da Saúde, João Gabardo dos Reis, afirmou que o Brasil tem outros 20 casos suspeitos de coronavírus, nenhum deles no Rio Grande do Sul. Outros 59 foram descartados. Gabardo destacou que o sistema de saúde do País está em "alerta total". 

Os pacientes com suspeita estão distribuídos em sete Estados (1 na Paraíba, 1 em Pernambuco, 1 no Espírito Santo, 2 em Minas Gerais, 2 no Rio de Janeiro, 2 em Santa Catarina e 11 em São Paulo), e a maioria, 55%, é mulher. O paciente mais velho tem 68 anos e, o mais jovem, 20 anos. Os casos monitorados vieram de viagens à à Itália, Alemanha, Tailândia, China, França e Japão.

Babardo afirmou ainda que, pra cada pessoa infectada, outras duas a três podem ser contamindas, podendo chegar a sete. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.