Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | País Saúde

Anvisa define que novo coronavírus fará parte da triagem para doação de sangue

Outras variações de coronavírus, como Sars e Mers, também foram incluídas; dengue, chikungunya e zika já fazem parte de processo

Publicado em: 28.02.2020 às 11:18 Última atualização: 28.02.2020 às 11:24

Novo coronavírus é incluído nos critérios de doação de sangue Foto: Agência Brasil
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Saúde incluíram o novo coronavírus, o Covid-19, nos critérios de triagem de doação de sangue. Outras variações de coronavírus, como Sars e Mers, também foram incluídas; dengue, chikungunya e zika já fazem parte de processo. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

Ou seja, a análise que já que já avalia a presença dos vírus da dengue, chikungunya e zika, também vai verificar se paciente está infectado com a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) e Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers).

Recomendações

A Anvisa recomenda que pessoas que tiveram o novo coronavírus, Sars ou Mers que aguardem pelo menos 90 dias após recuperação completa para doarem sangue novamente. Além disso, pessoas que estiveram em países com registro de transmissão local devem esperar 30 dias para doarem sangue. Esta orientação vale para pessoas que tiveram contato com casos suspeitos de coronavírus.

Ainda de acordo com a publicação, a medida adotada pela Anvisa está de acordo com a legislação brasileira que prevê atualização nos critérios de seleção de doadores de sangue em situações de emergência e surtos.

Critérios para doação de sangue

Requisitos básicos

Intervalos para doação

Impedimentos temporários

Quem não pode doar sangue?

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.