Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | País Diagnóstico

Ministério da Saúde antecipa vacinação contra gripe e Região Sul é prioridade

Início da vacinação deverá começar em 23 de março, segundo ministro Mandetta

Publicado em: 27.02.2020 às 18:17 Última atualização: 27.02.2020 às 19:17

Vacinação da gripe foi antecipada para março Foto: Juliana Nunes/GES-Especial
Na tarde desta quinta-feira (27), o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, anunciou que ocorrerá antecipação da vacinação contra gripe no Brasil. Medida foi tomada após a confirmação do primeiro caso de coronavírus no País. O início da vacinação ocorrerá em 23 de março, segundo ministro.

De acordo com o Ministério da Saúde, tal medida auxilia na redução e diferenciação de casos que chegam às unidades de saúde, pois os vírus da gripe e do coronavírus apresentam sintomas semelhantes e isso atrapalha o diagnóstico.

Com a imunização antecipada, a Região Sul receberá doses da vacina para gripe antes dos outros estados brasileiros devido as condições climáticas específicas da região, segundo declarações do ministro Mandetta. Durante outra coletiva de imprensa do Ministério da Saúde nesta tarde, o secretário-executivo João Gabbardo, reforçou a intenção do Ministério em enviar doses antecipadas para a região. Além disso, voltou a recomendar que os gaúchos evitem hábitos como a partilha do chimarrão. "Não queremos acabar com o chimarrão, mas pedimos para que as pessoas utilizem sua própria cuia e bomba. Podem compartilhar a mesma água da térmica, mas evitem compartilhar os mesmos utensílios", alertou o secretário-executivo.

Coronavírus no Rio Grande do Sul

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) realizou coletiva de imprensa no final da tarde de ontem para detalhar os novos casos suspeitos de coronavírus no Rio Grande do Sul. Na nova contagem, são 21 suspeitas monitoradas e que ainda necessitam de novos exames e a confirmação do Ministério da Saúde. No Brasil, o número chega a 132 casos suspeitos, sendo 55 em São Paulo, e 213 notificações em análise, que ainda não foram classificados como suspeitos.

Também houve a atualização na definição de casos suspeitos para 16 países em alerta: pessoas com febre e, pelo menos, um sinal ou sintoma respiratório e que viajaram para os países em vigilância da doença nos últimos 14 dias. São países em alerta Alemanha, Austrália, Camboja, China, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Filipinas, França, Irã, Itália, Japão, Malásia, Singapura, Tailândia e Vietnã.

“Todo cidadão que tiver sintomas, sinais típicos de quadro gripal e tenha tido contato com qualquer um destes países, deve procurar os serviços de referência que o município planeja, que é a porta de entrada no atendimento da rede básica”, destaca a secretária da Saúde, Arita Bergmann. Outra medida anunciada em coletiva paralela, pelo Ministério da Saúde, foi a antecipação da campanha de vacinação da gripe, para facilitar o diagnóstico do coronavírus. As imunizações estão programadas para iniciar no Sul em 23 de março.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.