Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | País Covid-19

Laboratório Central do Estado fará testes para diagnosticar casos de coronavírus

Lacen recebe kits e, a partir da próxima segunda-feira, não precisará mais enviar para contraprova casos descartados ou confirmados

Por Mayara Morales
Publicado em: 28.02.2020 às 18:11 Última atualização: 29.02.2020 às 09:04

Lacen do Estado fará testes para diagnosticar casos do novo coronavírus Foto: Divulgação/Josué Damacena (IOC/Fiocruz)
A partir da próxima segunda-feira (2), o Laboratório Central de Saúde do Rio Grande do Sul (Lacen) receberá kits de reagentes e capacitação para identificação do novo coronavírus. Desta forma, o Lacen poderá determinar se o caso suspeito de infecção é confirmado ou descartado e não será necessário providenciar a contraprova dessas análises. A medida foi anunciada durante coletiva de imprensa realizada pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (28).

O resultado determinado por essa análise será enviado para o Ministério da Saúde e anexado ao painel de controle do novo coronavírus. Outros laboratórios centrais de saúde do País também irão receber a capacitação e kits de reagentes. São eles: os laboratórios dos Estados de São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Sergipe, Amazonas. Com a mudança, testes em pessoas com suspeita da doença deverão ser feitos com mais agilidade.

Com a atualização de hoje, o Rio Grande do Sul passa a ter um total de 27 casos ainda em investigação para o COVID-19, distribuídos em nove cidades gaúchas. 

Aplicativo em desenvolvimento

Também durante a coletiva, o Ministério da Saúde mencionou o desenvolvimento de um aplicativo para celular, que será direcionado para pessoas que procurarem atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) e também para turistas recém chegado no País.

Ainda está em desenvolvimento parcerias com operadoras de telefonia para que seja sugerido ao turista, assim que ele se conectar a uma rede de internet, o download desse aplicativo em que será possível informar os sintomas que o possível paciente apresenta. Em seguida, o aplicativo deverá indicar se a pessoa se enquadra ou não, nos sintomas do novo coronavírus e quais medidas devem ser tomadas a partir disso.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.