Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | País Meio ambiente

Nova nuvem de gafanhotos surge no Paraguai e pode chegar ao Brasil

Objetivo é fazer aplicações de inseticida antes que a nuvem decole outra vez, com a chegada do ar mais quente

Por Jauri Belmonte
Publicado em: 17.07.2020 às 13:22 Última atualização: 17.07.2020 às 13:22

Calor previsto pode ser aliado da nuvem de gafanhotos Foto: Senasa/Argentina

Praticamente três semanas após uma nuvem com 40 milhões de gafanhotos colocar pavor em países da América do Sul, sobretudo aqui no Estado do Rio Grande do Sul, uma nova nuvem desses animais surgiu no Paraguai, segundo o UOL. O fato colocou novamente em alerta as autoridades brasileiras devido ao potencial risco de destruição de plantações.

Os insetos estão no Parque Nacional Defensores del Chaco, em Teniente Pico, a cerca de 300 quilômetros da fronteira do Brasil e da Argentina. Conforme o Serviço Nacional de Qualidade e Sanidade Vegetal e de Sementes do Paraguai (Senave), caso haja condições climáticas ideais, o aglomerado de gafanhotos pode se movimentar para as regiões de Boquerón, na fronteira com Bolívia e Argentina, ou Alto Paraguai, na fronteira entre Brasil e Bolívia com o Paraguai. Técnicos do Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Alimentar da Argentina (Senasa) devem tentar novamente, nesta sexta-feira (17), uma aplicação terrestre de inseticidas.

Calor dos próximos dias pode interferir

Conforme o Canal Rural, em boletim divulgado na noite de quinta-feira (16) pelo Senasa, aplicação de inseticida que seria na última quarta foi cancelada devido à chuva. O local é de difícil acesso por terra e uma aplicação aérea não seria possível pelo fato dos gafanhotos estarem protegidos sob a vegetação densa na área.

A nuvem, que percorre desde junho a região a província e colocou em alerta Brasil e Uruguai, está pousada no local desde o início da semana. O objetivo é fazer aplicações com equipes a pé e com equipamentos costais, ainda que pontuais, antes que a nuvem decole outra vez, com a chegada do ar mais quente. No Rio Grande do Sul, está previsto calor de 30 graus para os próximos dias.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.