Saiba o que é o 'Golpe do Cupim', que pode dar prejuízo de até R$ 45 mil
Golpistas, sem o menor conhecimento técnico, espalham propaganda de combate a pragas, principalmente em condomínios
Um golpe cada vez mais comum, que se intensificou durante a pandemia, e que pode gerar prejuízos milionários às pessoas. A Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas (Aprag) alerta para o chamado "Golpe do Cupim". Segundo a entidade, os golpistas, sem o menor conhecimento técnico, espalham propaganda de combate a pragas, principalmente em condomínios. Quando acionadas por moradores, eles vão em grupos e acabam "criando" focos de cupins, mesmo que o imóvel não tenha esse tipo de problema.
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"Eles distraem o morador e colocam os cupins, que levam em frascos, para forçar a contratação do serviço de combate à praga. Depois, passam a cobrar preços absurdos pela aplicação dos produtos químicos. Já vimos casos de consumidores lesados em até R$ 45 mil", revela o vice-presidente da Aprag, Sérgio Bocalini.
A Aprag não tem um levantamento do número de casos como este, mas tem observado um aumento de denúncias de pessoas enganadas por estes grupos. "Os riscos, além do prejuízo financeiro, incluem a própria saúde do contratante. Um produto químico mal administrado ou utilizado de forma equivocada pode gerar problemas graves. Como estamos num momento onde pessoas ficam mais em casa, temos esse agravante", explica Bocalini.
Recomendação
Para evitar cair nesse tipo de golpe, Bocalini orienta que o consumidor deve verificar se a empresa conta com autorização para atuar no mercado, como a licença da vigilância sanitária, Registro junto conselho de classe do seu Responsável Técnico, entre outros. O consumidor pode consultar o site da Aprag (https://www.aprag.org.br), onde pode verificar a lista de empresas associadas devidamente legalizadas e ter acesso a informações que podem auxiliar na contratação de empresas capacitadas a atuar no combate a pragas urbanas.
- Dessa forma, a Aprag pode ser acionada em caso de atendimento inadequado e exigir que a empresa venha a ressarcir o consumidor em caso de prejuízo ou serviço mal realizado. Temos como punir a empresa e proteger os direitos do consumidor - salienta Bocalini.