Publicidade
Notícias | País País

Ministério da Saúde vai antecipar vacinação de agentes de segurança

Quantidade e data do envio das doses não foram confirmadas. Terão direito à vacinação profissionais de segurança e salvamento envolvidos diretamente em ações de combate à pandemia

Por Matheus Chaparini
Publicado em: 31.03.2021 às 15:37 Última atualização: 31.03.2021 às 15:39

Forças de segurança terão vacinação contra a Covid-19 antecipada Foto: Ricardo Amanajás / Agência Pará
Nesta quarta-feira (31), o Ministério da Saúde emitiu nota técnica informando que será disponibilizada uma quantia de doses para aplicação em profissionais das forças de segurança, de salvamento e forças armadas que estejam diretamente envolvidas nas ações de enfrentamento à Covid-19.

Não foi informada quantidade de doses nem quando será feito o envio. A medida é publicada em um momento em que alguns estados já haviam anunciado que inverteriam a ordem de vacinação, para imunizar agentes de segurança nos próximos dias.

Leia aqui todas as notícias sobre o coronavírus

Poderão ser vacinados os profissionais que atuam em funções específicas de apoio às ações da pandemia. São os trabalhadores que fazem atendimento ou transporte de pacientes, resgate e atendimento pré-hospitalar, ações de vacinação e vigilância das medidas de distanciamento social, com contato direto e constante com o público.

Os demais trabalhadores desse grupo serão vacinados seguindo o atual ordenamento do Plano Nacional de Imunizações (PNI).

Entre os 29 grupos prioritários elencados pelo PNI, as forças de segurança e salvamento estão na 21ª posição. De acordo com a estimativa do Ministério da Saúde, este grupo inclui 584.256 pessoas no país.

A partir da medida, a equipe técnica da Secretaria da Segurança Pública do RS irá aguardar as novas informações do Governo Federal para planejar a operacionalização da imunização dos profissionais das forças policiais.


Estados anunciam antecipação

De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, ao menos quatro estados - Pará, Goiás, São Paulo, Espírito Santo - e o Distrito Federal já haviam alterado a ordem dos grupos prioritários para garantir a vacinação dos agentes de segurança já nos próximos dias.

Os governos de São Paulo e Espírito Santo anunciaram a vacinação antecipada também de professores.


Mais praticidade no seu dia a dia: clique aqui para receber gratuitamente notícias diretamente em seu e-mail!

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.