Publicidade
Notícias | País Novas regras

Entenda por que nova lei de trânsito permite que o motorista 'fure' o sinal vermelho

Tarcísio Gomes de Freitas, ministro da Infraestrutura, afirmou que as mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) pretendem deixar a legislação menos burocrática

Publicado em: 16.04.2021 às 12:32 Última atualização: 16.04.2021 às 12:41

Na segunda-feira (12), novas regras de trânsito entraram em vigor. Uma delas é a que oferece a opção da conversão à direita aos motoristas quando o semáforo estiver vermelho. No entanto, a medida que permite 'furar a fila' vale, apenas, se houver sinalização indicativa.

Tarcísio Gomes de Freitas, ministro da Infraestrutura, afirmou que as mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) pretendem deixar a legislação menos burocrática e mais rigorosa. As medidas foram sancionadas pelo presidente Jair Bolsonaro no ano passado.

Na prática, a mudança pode não surtir o efeito desejado. O motorista poderá “ignorar” o semáforo fechado quando for virar à direita em alguns cruzamentos. Alguns países, como Canadá, e alguns estados dos Estados Unidos usam a medida como forma de desafogar o trânsito.

No Brasil, boa parte das cidades ainda não têm oficialmente a sinalização.


Mais praticidade no seu dia a dia: clique aqui para receber gratuitamente notícias diretamente em seu e-mail!

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.