Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | País 'GURU DO BOLSONARISMO'

Bolsonaro diz que Olavo de Carvalho foi 'um farol para milhões de brasileiros'

Escritor que fez campanha para eleger o presidente morreu na segunda-feira (24) nos Estados Unidos

Por Matheus de Souza/Estadão Conteúdo
Publicado em: 25.01.2022 às 09:50 Última atualização: 25.01.2022 às 10:57

O presidente da República, Jair Bolsonaro, lamentou, em suas redes sociais, a morte do guru ideológico do Bolsonarismo, o escritor Olavo de Carvalho. "Nos deixa hoje um dos maiores pensadores da história do nosso País", escreveu o presidente em suas redes sociais.

"Olavo foi um gigante na luta pela liberdade e um farol para milhões de brasileiros. Seu exemplo e seus ensinamentos nos marcarão para sempre", continuou o presidente.

Olavo de Carvalho era considerado o 'guru do bolsonarismo'
Olavo de Carvalho era considerado o 'guru do bolsonarismo' Foto: Reprodução/Facebook/Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho morreu na noite da segunda-feira (24), aos 74 anos, em um hospital na região de Richmond, na Virgínia, Estados Unidos.

O anúncio foi feito pela família de Carvalho nas redes sociais, na madrugada desta terça-feira (25). A causa da morte não foi divulgada. No ano passado, o escritor teve diversos problemas de saúde, que o levaram a uma série de internações em São Paulo e nos Estados Unidos, onde morava.

A nota do presidente não tardou a ser feita, publicada também durante esta madrugada.

Apesar de ter sido um grande apoiador do presidente durante as eleições de 2018, Olavo vinha realizando uma série de críticas ao governo, depois que Bolsonaro perdeu o viés ideológico ao abrir espaço para o Centrão. A estratégia do presidente, contrariando o que havia prometido durante a campanha eleitoral, também foi criticada por ex-ministros. Mesmo com o racha, o escritor ainda declarava voto a Bolsonaro em 2022.

Governo federal emite nota

O governo federal emitiu nota oficial para lamentar a morte de Olavo de Carvalho. No texto, o Planalto diz que o escritor foi um "intransigente defensor da liberdade" e deixa como legado "um verdadeiro apostolado a respeito da vida intelectual". 

De acordo com a nota oficial do governo, o também astrólogo ofereceu "inúmeras contribuições que inspiraram e influenciaram dezenas de milhares de alunos e leitores - inclusive, levando muitos à conversão à fé, segundo incontáveis relatos". "O governo do Brasil lamenta a perda do filósofo e professor Olavo de Carvalho e manifesta seu pesar e suas condolências a familiares, amigos e alunos", diz o documento do Executivo federal.

Apesar de não ter finalizado a graduação em Filosofia, o escritor se apresentava como professor da disciplina e ministrava cursos. Teve entre os alunos o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro (PL), e ajudou a formar uma legião de bolsonaristas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.