Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | País EM ANÁLISE

Pfizer pede autorização da Anvisa para uso emergencial de medicamento contra a Covid-19

Agência pode levar até 30 dias para analisar solicitação encaminhada pelo laboratório

Publicado em: 16.02.2022 às 10:49

Anvisa recebeu, nesta quarta-feira (16), o pedido de uso emergencial do medicamento para Covid-19 Paxlovid (nirmatrelvir + ritonavir). A solicitação foi apresentada pelo laboratório farmacêutico Pfizer.
Segundo o órgão regulador brasileiro, o Paxlovid é um medicamento do tipo antiviral e de uso oral. A Pfizer afirma que os estudos demonstram que esse medicamento, quando administrado no início da infecção, tem a capacidade de reduzir os casos de hospitalização e mortes. A Anvisa diz que esses dados serão revisados.

Anvisa recebe pedido de uso emergencial de Paxlovid fabricado pela Pfizer
Anvisa recebe pedido de uso emergencial de Paxlovid fabricado pela Pfizer Foto: Pfizer/Reprodução

“As primeiras 24 horas de análise serão utilizadas para fazer uma triagem do processo e verificar se os documentos necessários estão disponíveis. O prazo de avaliação para o uso emergencial e temporário de medicamento contra a Covid-19 é de até 30 dias. A análise não considera o tempo do processo em status de exigência técnica, que é quando o laboratório precisa responder questões técnicas feitas pela Agência no processo”, explica a Anvisa.

Em 19 de janeiro deste ano, a agência brasileira e o laboratório já haviam realizado a reunião de ‘pré-submissão’ desse produto, o que acontece antes do envio formal do pedido pela empresa.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.