Publicidade
Notícias | País DURANTE EXECUÇÃO DO HINO

Promotoria vai investigar saudação nazista durante ato em Santa Catarina

Promotores trabalham para identificar manifestantes que fizeram gesto durante a execução do hino nacional em manifestação contra o resultado das urnas em São Miguel do Oeste

Por Luiz Vassallo, Pedro Prata e Rayssa Motta
Publicado em: 03.11.2022 às 10:35

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público em Santa Catarina vai investigar manifestantes que fizeram na quarta-feira (2) uma saudação nazista durante atos na cidade de São Miguel do Oeste. As manifestações contestavam o resultado da eleição de domingo passado.

Saudação nazista durante manifestação em SC será investigada
Saudação nazista durante manifestação em SC será investigada Foto: Reprodução

O ato aconteceu em frente à base do Exército na cidade localizada a 660 km de Florianópolis. Durante a execução do Hino Nacional, centenas de manifestantes vestidos de verde e amarelo estenderam suas mãos para frente, em um gesto semelhante ao "sieg heil" - "viva a vitória", em alemão - usada pelo partido nazista daquele país nos anos 1930. Apologia ao nazismo é crime também no Brasil, e pode resultar em penas de dois a cinco anos de prisão.

"Uma vez identificadas (as pessoas), será produzido um relatório e as informações encaminhadas para a 2.ª Promotoria de Justiça da Comarca, que possui atribuição criminal, para responsabilização dos envolvidos", disse a coordenadora do Gaeco de São Miguel do Oeste, a promotora Marcela de Jesus Boldori Fernandes.

Repúdio

Em nota, a Confederação Israelita do Brasil afirmou que as imagens dos manifestantes fazendo saudações nazistas "são repugnantes e precisam ser investigadas e condenadas com veemência pelas autoridades e pela sociedade como um todo". "O nazismo prega e pratica a morte e a destruição. A sociedade brasileira não pode tolerar posturas como essa", diz a nota.

"Fazer esse gesto vestindo camisa da seleção brasileira é também uma ofensa às nossas Forças Armadas, que lutaram bravamente contra as forças nazistas na Europa durante a Segunda Guerra Mundial", destaca o comunicado.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual