Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul MISTÉRIO NO ESPAÇO AÉREO

O que a Aeronáutica diz sobre luz estranha no céu do Rio Grande do Sul

Episódio analisado por órgão do governo federal foi relatado por pilotos entre as noites de sexta (4) e sábado (5) durante voo sobre solo gaúcho

Por Redação
Publicado em: 07.11.2022 às 16:57 Última atualização: 07.11.2022 às 17:21

O aparecimento de luzes no céu do Rio Grande do Sul tem intrigado pilotos e despertado a curiosidade de quem gosta de  assuntos misteriosos. Em menos de 20 dias, três situações semelhantes foram relatadas por pilotos comerciais durante conversas com a torre de comando. Os diálogos foram gravados e circulam na Internet. Mas, afinal, o que seriam as luzes visualizadas por pilotos durante sobrevoo para Porto Alegre? Para responder essa pergunta, observadores do espaço, administradora de aeroporto e até a Força Aérea Brasileira foram procurados.

Visualização de luzes no céu do Rio Grande do Sul intrigam pilotos e despertam a curiosidade de quem gosta de mistério
Visualização de luzes no céu do Rio Grande do Sul intrigam pilotos e despertam a curiosidade de quem gosta de mistério Foto: Observatório Espacial Heller &Jung


No dia 22 de outubro, em uma gravação publicada por um perfil que monitora o movimento do Aeroporto Internacional Salgado Filho e a comunicação de quem coordena o deslocamento de aeronaves, é possível ouvir relatos sobre o momento em que a luz é avistada pela primeira vez.

O caso mais recente aconteceu na madrugada desta segunda-feira (7), pouco depois da meia-noite. Em áudio compartilhado nas redes sociais, é possível ouvir um dos pilotos informar que avistou "três ou quatro" luzes e que não consegue precisar a altitude e distância delas, mas que estão em direção a Porto Alegre.

Entre sexta (4) e sábado (5), um diálogo parecido também foi gravado e compartilhado na Internet. O professor Carlos Fernando Jung, responsável pelo Observatório Espacial Heller & Jung, em Taquara, também observou luzes no céu em imagens registradas pelos equipamentos de observação astronômica. De acordo com o professor, algo estranho pôde ser visto na direção da Lagoa dos Patos na última sexta-feira (4), por volta das 23h30. 

Quanto a hipóteses que possam justificar esse acontecimento, ele comentou que "sem ver imagens que os pilotos possam ter gravado, não é possível analisar e concluir algo". Jung afirma não ter como confirmar se as luzes vista pelos pilotos é a mesma registrada pelo Observatório, já que os áudios não têm descrição mais detalhada sobre as luzes.

Administradora do aeroporto, a Fraport disse apenas que não tem registro sobre o fato narrado.

Nesta segunda-feira (7), após contato da reportagem, a Aeronáutica disse que não identificou nada de desconhecido no céu gaúcho. "Na sexta-feira (04/11) e no sábado (05/11), o controle do espaço aéreo ocorreu dentro da normalidade, não havendo registro de ocorrência aeronáutica no Estado do Rio Grande do Sul. Nenhum objeto desconhecido foi identificado pelos radares de defesa aérea."

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual