Publicidade
Notícias | País POSICIONAMENTO

'Precisamos ser antirracistas', diz Lula no Dia da Consciência Negra

Pedindo um País sem racismo, presidente eleito declarou que é possível chegar a esse futuro 'cultivando o amor e o respeito, com igualdade de direitos e oportunidades'

Por Por Matheus de Souza
Publicado em: 20.11.2022 às 17:49

No dia da Consciência Negra, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi às redes sociais destacar que ainda hoje "existe um racismo silencioso e cúmplice" no Brasil expressado nas oportunidades negadas à maioria dessa população. Na publicação, o petista afirma que, para um futuro de justiça e democracia, "precisamos ser antirracistas".

 Na foto de 2005, Lula, Gilberto Gil e o presidente do Senegal, Abdoulaye Wade
Na foto de 2005, Lula, Gilberto Gil e o presidente do Senegal, Abdoulaye Wade Foto: Reprodução/Instagram
"O racismo é filho do ódio e da intolerância e desumaniza a todos nós. E por isso é uma luta de todos", publicou o petista. "A escravidão começava pelo esquecimento da humanidade do povo negro. E o racismo se mantém até hoje pelo esquecimento do processo que nos formou como nação. O Brasil foi o último país a abolir a escravidão nas Américas" continuou.


Pedindo um País sem racismo, Lula declarou que é possível chegar a esse futuro "cultivando o amor e o respeito, com igualdade de direitos e oportunidades".

"O 20 de novembro, dia da Consciência Negra, data da morte de Zumbi dos Palmares, marca uma triste página do Brasil que não podemos esquecer. Mas também recorda a luta do povo negro por sua libertação", concluiu.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual