Publicidade
Notícias | País APÓS SINTOMAS

DOENÇA MISTERIOSA: Instituto descobre o que causou morte de dentista; óbito do namorado segue em investigação

Casal foi hospitalizado com um quadro de febre intensa e fortes dores de cabeça

Publicado em: 13.06.2023 às 10:08 Última atualização: 13.06.2023 às 10:11

A causa da morte da biomédica e dentista Mariana Giordano foi descoberta. O Instituto Adolfo Lutz confirmou na segunda-feira (12) que ela morreu por febre maculosa. Mariana e o namorado, o piloto de automobilismo Douglas Costa, morreram subitamente na última quinta-feira (8).


Douglas Costa e a namorada, Mariana Giordano, morreram após sintomas como febre e manchas pelo corpo
Douglas Costa e a namorada, Mariana Giordano, morreram após sintomas como febre e manchas pelo corpo Foto: Instagram

Ambos foram hospitalizados com um quadro de febre intensa e fortes dores de cabeça. Os sintomas começaram a ser sentidos dias antes pelo casal.

A causa da morte Douglas ainda não foi confirmada. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, o material coletado para diagnóstico continua sendo analisado pelo instituto.


"A Secretaria de Estado da Saúde informa que o Instituto Adolfo Lutz confirma o diagnóstico de febre maculosa de M.G.P., 36 anos, biomédica e dentista, que morreu subitamente em São Paulo após ser internada apresentando febre e dores de cabeça que se iniciaram no dia 03 de junho de 2023" informou a pasta em nota.

"O namorado de M.G.P., D.P.C., de 42 anos, foi internado com o mesmo quadro de sintomas no dia 07 de junho. Ambos morreram no dia 08. O material coletado para diagnóstico de D.P.C. segue em análise no IAL", completou a Secretaria, que afirma que o local de contaminação ainda não foi confirmado e está em investigação.

O que é a febre maculosa?

A febre maculosa é uma doença transmitida pelo carrapato-estrela, que não é o carrapato comum que se encontra em cachorros, por exemplo. A espécie pode ser encontrada em animais de grande porte, como bois e cavalos, além da capivara. A transmissão ocorre do carrapato infectado para a pessoa, não existindo transmissão de pessoa para a pessoa, como explica o Ministério da Saúde.

A doença é caracterizada pelo conjunto repentino de sintomas, como febre alta e dor no corpo e manchas vermelhas em todo o corpo e também na palma das mãos e na planta dos pés. A doença tem cura desde que antibióticos sejam aplicados nos primeiros dias dos sintomas e o atraso no diagnóstico pode provocar complicações graves.

Com informações de Estadão Conteúdo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual