Publicidade
Notícias | País NA GARUPA

CRIANÇA EM MOTOCICLETA: Confira dicas e regras para garantir a segurança no transporte

Conforme o Código de Trânsito Brasileiro, apenas crianças acima de 10 anos podem andar na garupa da moto

Publicado em: 21.06.2023 às 17:45 Última atualização: 21.06.2023 às 17:46

Para muitas famílias brasileiras, a motocicleta é o único meio de transporte. Por conta disto, seja por necessidade ou por lazer, é comum ver crianças transitando pelas ruas na garupa do veículo. No entanto, antes de transportar os pequenos na moto, é preciso levar em consideração algumas questões para garantir a segurança, inclusive a idade.

Confira dicas e regras para garantir a segurança no transporte de crianças na garupa de motocicletas
Confira dicas e regras para garantir a segurança no transporte de crianças na garupa de motocicletas Foto: Pixabay

É que de acordo com a alteração mais recente do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), feita em 2020, só é permitido que crianças com 10 anos ou mais sejam transportadas no veículo. Antes, a idade mínima era de sete anos. O descumprimento da medida é considerado infração gravíssima, acarretando em multa e suspensão do direito de dirigir. Além disso, o piloto pode ter a habilitação recolhida e a moto retida até sua regularização.


No entanto, apesar de não haver uma regra específica para a altura mínima que a criança deve ter para andar na garupa da motocicleta, especialistas sinalizam que é importante observar se ela consegue apoiar os pés na pedaleira e se é capaz de segurar adequadamente na motocicleta. Caso não, a melhor escolha é não transportá-la no veículo.

Além disso, o item de segurança indispensável para qualquer pessoa que ande em uma motocicleta, o capacete, exige certa atenção. É preciso que ele fique justo na cabeça da criança. Para isso, o recomendado é que se utilize modelos fabricados especificamente para o público infantil.

Mas não é apenas o capacete que garante a proteção da criança. Antes de iniciar a viagem, é preciso conferir se a roupa que ela está vestindo é a mais adequada. Roupas curtas e chinelo, por exemplo, são proibidos. Vesti-la com jaqueta, calça, luvas e calçado de cano alto, como bota, por exemplo, é o indicado para que o risco de queimaduras diminua caso a criança encoste no escapamento.

Apesar de muitas pessoas considerarem mais seguro colocar a criança sentada no tanque de combustível, a prática não é aconselhada. Além de ser uma infração de trânsito e causar desconforto para a criança, o posicionamento atrapalha o piloto, o que pode causar acidentes. E, com isso, em caso de colisão, ela pode ser projetada para frente e os riscos de ferimentos se tornam altos.

Ainda, é necessário reforçar que o condutor deve ser responsável ao levar crianças na garupa da motocicleta e redobrar a atenção. Principalmente nesses casos, além de manter uma velocidade segura e dentro dos limites, é preciso respeitar as demais regras de trânsito.

*Com informações de Mobilidade Estadão

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual