Publicidade
Notícias | País INELEGIBILIDADE

Bolsonaro é recebido por apoiadores em Porto Alegre em dia de julgamento no TSE

Ex-presidente é acusado de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação ao realizar reunião para desacreditar urnas eletrônicas

Publicado em: 22.06.2023 às 10:01 Última atualização: 22.06.2023 às 13:25

Foi suspenso por volta das 12h30 o julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que pode tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível por até oito anos. Ele será retomado na próxima terça-feira. A audiência de hoje teve início às 9h20, com 20 minutos de atraso em relação ao horário marcado. (Assista abaixo).

O ministro Alexandre de Moraes declarou aberta a sessão e, logo após, o corregedor-geral da Justiça Eleitoral, Benedito Gonçalves, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), deu iniciou à leitura do relatório, de aproximadamente 300 páginas, sobre a ação que investiga Jair Bolsonaro.


Bolsonaro chega ao aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre
Bolsonaro chega ao aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre Foto: Joceline Silveira/GES-Especial

A sessão de hoje é a primeira de três já agendadas pelo TSE para julgar o caso.

"Além da sessão de quinta-feira (22), o Tribunal poderá prosseguir com o julgamento nas sessões subsequentes de terça e quinta-feira (27 e 29). As sessões dos dias 22 e 29 começarão às 9h; portanto, uma hora antes do habitual", informou o TSE.

A decisão final, no entanto, pode se arrastar para além do prazo determinado. Cada ministro pode pedir vista, exigindo mais tempo para analisar a ação. Neste caso, o julgamento fica suspenso por 30 dias, prorrogáveis uma vez pelo mesmo período.

Relembre o caso

A Corte analisa nesta quinta-feira (22) uma ação movida pelo PDT no ano passado, na qual o partido acusa Bolsonaro de ter cometido abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação oficiais em reunião com 72 embaixadores em julho do ano passado no Palácio da Alvorada.

Na ocasião, o então presidente reuniu os representantes de países estrangeiros e fez uma apresentação com informações sem comprovação sobre fraudes nas urnas eletrônicas e repetiu ataques a ministros do STF, em especial Alexandre de Moraes, Edson Fachin e Luís Roberto Barroso.

O encontro foi transmitido pela TV Brasil. O ex-presidente responde por abuso de poder político e de uso indevido dos meios de comunicação.

Além de Bolsonaro, também poderá ficar inelegível o ex-ministro Walter Braga Netto (PL), candidato a vice na chapa derrotada no segundo turno das eleições de 2022.

Bolsonaro em Porto Alegre

Enquanto era julgado na manhã desta quinta-feira, o ex-presidente desembarcava na capital gaúcha. Ele foi recebido e ovacionado por apoiadores no Terminal 2 do Aeroporto Salgado Filho. Bolsonaro cumpre agenda de dois dias no Rio Grande do Sul. Veja vídeo:

Assista ao julgamento

O primeiro dia de julgamento foi transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do TSE. Confira:

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual