Publicidade
Notícias | País VÍDEO EMOCIONANTE

Criança borboleta: Veja a história do menino que reencontrou a mãe após 16 dias em coma

Guilherme, que tem apenas 8 anos, já passou por 23 internações e oito cirurgias. O menino sofre de uma condição rara, conhecida como epidermólise bolhosa

Publicado em: 26.06.2023 às 10:48 Última atualização: 26.06.2023 às 11:20

Nesta semana, um vídeo emocionante rodou a internet. Um reencontro entre mãe e filho em um hospital na Zona Oeste do Rio tocou o coração das pessoas. Tayane Gandra pôde, novamente, abraçar Guilherme, de 8 anos, que ficou 16 dias em coma.

Guilherme acordou após 16 dias em coma | Jornal NH
Guilherme acordou após 16 dias em coma Foto: Reprodução/Redes Sociais

“Quando eu cheguei perto, que ele estava de olho aberto, que ele estava emocionado me chamando, ‘mamãe’, passou um filme na minha cabeça. De tudo que eu passei com ele até o dia de ele acordar”, disse a mãe.

Epidermólise bolhosa


Guilherme nasceu com uma condição genética autoimune e rara, a epidermólise bolhosa, que provoca graves ferimentos na pele. De acordo com os médicos, ela não é contagiosa, mas não tem cura.

“A epidermólise bolhosa é uma doença onde há uma alteração da proteína responsável pela ligação das camadas da pele. Então, com isso, o paciente que tem essa doença fica mais suscetível a ter lesões de pele, tanto na superfície da pele quanto na parte interna, na via aérea, nas mucosas da pele”, explica a médica intensivista pediátrica Isabella Velloso Berbet. 

As crianças com a doença são chamadas de "borboletas" porque a pele é como a asa do inseto.

Na reportagem do Fantástico, é informado que o menino já foi internado 23 vezes e realizou oito cirurgias. Sendo a última no dia 5 de junho. Na última vez, não foi devido a doença, e sim a um problema respiratório que desencadeou uma pneumonia muito grave.

Já no outro dia, Guilherme teve que ser entubado. E a entubação poderia lhe causar ferimentos internos. “Fiquei com muito medo dele não voltar. De ele ser entubado e não ressistir”, relembra a mãe.

De acordo com o Ministério da Saúde, quatro em cada um milhão de crianças nascem com epidermólise bolhosa.

Visita Inesperada

Guilherme recebeu a visita de Rodrigo Dinamite, filho de Roberto Dinamite, considerado o maior ídolo da história do Vasco da Gama, seu time do coração. 

"Guigui, foi um prazer conhecer você e ver no seu rosto a alegria de viver. Fiquei muito feliz pelo convite pro seu aniversário. Vou estar presente com certeza. Que Deus te abençoe", escreveu o filho do artilheiro nas redes sociais. 

O jogador Gabriel Pec também estave presente. A criança comemorou a visita e foi presenteado com uma camisa do Vasco.

(*) Conteúdo revisado por Juliana Flor

 

Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual